Lançado a partir das 00:00 em ponto de 24 de junho, desde a ponte Luiz I e do rio Douro, o espetáculo piromusical deste ano durará 16 minutos e promete “uma viagem por alguns dos mais famosos temas do rock mundial e português, entre muita luz, cor e efeitos pirotécnicos de grande impacto visual”, refere a autarquia.
Em comunicado, a Câmara do Porto esclarece que o investimento é partilhado com a Câmara de Vila Nova de Gaia e que a proposta selecionada é da responsabilidade do Grupo Luso Pirotecnia.
Durante 16 minutos, o espetáculo percorrerá alguns dos temas mais conhecidos, e que atravessam gerações, de bandas como os AC/DC, Pink Floyd, Scorpions, Guns N’Roses, Rolling Stones e Queens.
A fechar esta sequência, que se iniciará com “Thunderstrucks” dos AC/DC, “o grande final será ao som de Xutos & Pontapés e do tema ‘A minha casinha’, num excelente aperitivo para o concerto ao vivo que se seguirá, na Avenida dos Aliados, a partir da 01:00 da manhã, com a maior banda de rock portuguesa”, sublinha.
Serão, no total, sete êxitos de outras tantas bandas consideradas emblemáticas, cujos acordes e ritmos acompanharão os efeitos pirotécnicos selecionados, alguns deles “inéditos”.
A par da já tradicional cascata prateada, que preencherá a totalidade (180 metros) do tabuleiro superior da ponte Luiz I, este ano será ainda utilizado um ‘lettering’ pirotécnico de grandes dimensões, alusivo à festa sanjoanina.
Ano após ano, milhares de pessoas concentram-se nas encostas e nas zonas ribeirinhas das cidades do Porto e de Vila Nova Gaia, procurando a melhor vista para “a verdadeira explosão de cor que acontece sobre o rio Douro e na estrutura da ponte Luiz I”, acrescenta a autarquia.
O espetáculo pirotécnico é considerado um dos momentos altos da noite de São João do Porto e, para muitos, o ponto de partida para a grande festa que se prolonga pela madrugada.
Comentários