A Nintendo comemorou no passado domingo os 30 anos do Super Mario, uma das personagens mais conhecidas da indústria dos videojogos, num evento em Tóquio com centenas de fãs e animado pela característica melodia da saga.

O criador, o japonês Shigeru Miyamoto, apareceu no palco diante de uma multidão numa sala com capacidade para 700 pessoas, na qual não faltou música ao vivo.

"Fico emocionado ao cantar 'feliz aniversário' ", disse Miyamoto aos fãs, após um 'Super Mario' soprar as velas do bolo.

O compositor Koji Kondo interpretou a melodia utilizada na nova edição e outros músicos interpretaram a famosa música de "Super Mario" no violino e no acordeão.

Masako Iwata, uma fã presente na celebração, disse que queria muito ver Kondo, Miyamoto e o próprio Mario, descrito por ela como o seu herói desde a infância.

"Amo o Mario. Jogava desde que tinha quatro ou cinco anos", disse a jovem de 26 anos, vestida com um chapéu vermelho e um macacão azul, à semelhança da personagem.

Com o macacão azul, chapéu vermelho e bigode preto, Super Mario é uma personagem inconfundível, algo bastante incomum na indústria do jogos.

O primeiro "Super Mario Bros" foi comercializado a 13 de setembro de 1985 no Japão para o aparelho Famicom. Mas antes disso, o herói de bigode já havia aparecido noutros três jogos, sob o nome de "Jumpman".

Até 1985 não adotou o nome de Mario, em referência ao proprietário de um espaço alugado pela filial americana da Nintendo, e cuja forma física lembrava uma personagem de um videojogo.

Desde então, a saga de Mario já vendeu no mundo mais de 310 milhões de exemplares.

Além das aventuras mais conhecidas, nas quais deve salvar a princesa Peach saltando obstáculos e combatendo tartarugas, no jogo também se destacou no futebol e no golfe, por exemplo.

O jogo Super Mario também acompanhou muitas vezes o avanço tecnológico, como o formato tridimensional introduzido pelo "Super Mario 64" em 1996.

Para marcar o aniversário, a Nintendo lançou na última sexta-feira no Japão e na Europa "Super Mario Maker" para a WiiU. A nova saga lança um desafio à imaginação dos jogadores, que podem criar o seu próprio mundo para Mario, ou utilizar o mundo criado por outros jogadores .