Alguns viveram de perto o drama causado pela doença, outros identificaram-se com a dor de quem tem de lutar contra o vírus. E por isso mesmo, vários artistas deram voz ao silêncio que discriminou muitos.
Desde 1990 que a organização Red Hot edita álbuns com o objetivo de angariar fundos para a luta contra o VIH. Ao todo, já foram lançados 19 discos e, entre eles, a edição portuguesa “Red Hot + Lisbon: Onda Sonora”, em 1998, que contou com a participação de nomes como António Chainho, Caetano Veloso, Madredeus, General D, Bonga, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Djavan ou Delfins.
Outros nomes, em todo mundo, envolveram-se nesta causa criando canções, dando concertos ou mesmo participando em campanhas de prevenção da doença. Em 2014, os U2 deram um concerto gratuito, em Nova Iorque, para alertar para os perigos do VIH. O concerto ficou marcado pela ausência de Bono, que tinha ficado lesionado numa queda de bicicleta dias antes. Chris Martin e Bruce Springsteen substituíram o vocalista irlandês.
No Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, recordamos nove canções com histórias ligadas ao VIH.
1 - Cyndi Lauper - "Boy Blue"
A canção foi escrita para o álbum “True Colors” de Cyndi Lauper, em 1986. “Blue Boy” foi o quarto single desse disco e os ganhos com a venda do tema foram doados para organizações de luta contra a SIDA. O motivo? A canção foi escrita para um amigo da cantora que morreu devido a complicações com o vírus.
2 - Michael Jackson - "Gone Too Soon"
Apesar de ter sido popularizada por Michael Jackson, a canção foi escrita por Larry Grossman e Buz Kohan. A versão do ‘rei da pop’ foi dedicada ao seu amigo Ryan White, que morreu aos 18 anos, com SIDA. “Gone too soon” fez parte do álbum “Dangerous”, de 1991.
3 - Elton John - "The Last Song"
Quando, em 1992, Elton John lançou o disco “The One”, escolheu “The Last Song” para segundo single. A letra foi escrita por Bernie Taupin depois da morte de Freddie Mercury, vocalista dos Queen, cuja história é amplamente conhecida. A canção fala de um pai que começa a aceitar a homossexualidade do seu filho, à beira da morte por causa do vírus.
4 - Bruce Springsteen - "Streets of Philadelphia"
“Streets of Philadelphia” foi escrita por Bruce Springsteen para a banda sonora do filme “Filadélfia”, de 1994. O drama, que venceu dois Óscares, incluíndo o de Melhor Ator para Tom Hanks, conta a história da luta de um homem discriminado por ser seropositivo. Springsteen venceu o Óscar para Melhor Canção Original e Quatro Grammys.
5 - Janet Jackson - "Together Again"
Janet Jackson precisou de escrever uma canção sobre a experiência de perder um amigo vítima do vírus da SIDA. Fez parte de “The Velvet Rope” e foi o segundo single do disco.
6 - TLC - "Waterfalls"
Waterfalls foi um dos maiores sucessos das TLC. Escrito por Lisa ‘Left Eye’ Lopes, Marqueze Etheridge e os produtores Organized Noize, o tema aborda várias temáticas como o consumo de drogas ilegais, a promiscuidade e o vírus da SIDA.
7 - Madonna - “In This Life”
“Erotica” é considerado um dos melhores discos de Madonna e nele podemos encontrar “In This Life”, canção sobre as mortes dos seus amigos Martin Burgoyne e Christopher Flynn, com VIH.
8 - Suzanne Vega - “Blood Makes Noise”
Em “Blood Makes Noise”, Suzanne Vega fala sobre a ansiedade de estar numa clínica à espera do resultado de exames, numa altura em que a prevenção do VIH estava na ordem do dia. O tema fez parte do disco “99.9F”, lançado em 1992.
9 - Wu-Tang Clan - “America”
“America” é um tema retirado da compilação “America Is Dying Slowly” (AIDS), da série Red Hot AIDS, editada em 1996. O tema descreve algumas teorias da conspiração sobre o vírus VIH. Da compilação faziam parte nomes como Mobb Deep, De La Soul, Coolio ou Common.
Comentários