Ric Ocasek, fundador e principal vocalista da banda de rock The Cars, morreu no domingo aos 75 anos, em Nova Iorque.
O artista norte-americano foi declarado morto por volta das 16h00 no seu apartamento em Manhattan pela equipa que respondeu a uma chamada de emergência, avançou a polícia de Nova Iorque. As causas da morte vão ser investigadas, mas não há indícios suspeitos.
Richard Theodore Otcasek nasceu em março de 1944, em Baltimore, conheceu o baixista Benjamin Orr em Cleveland, na adolescência, com quem formou e tocou em várias bandas até chegarem aos The Cars, em 1978.
Orr morreu em 2000 vítima de cancro.
The Cars surgiram no contexto do movimento new wave, atingindo sucesso de imediato com o álbum de estreia, homónimo, e com canções como "My Best Friend's Girl" e "Just What I Needed".
Entre outros temas emblemáticos do grupo estão “Drive”, “Good Times Roll”, “It’s All I Can Do” e “Let’s Go” no final dos anos 70.
A revista Rolling Stone considerou-a a banda revelação, no seu ano de estreia.
Na década seguinte, surgiram “Since You’re Gone”, “Shake It Up” e “Magic”, cujos videoclips tornaram Ocasek uma improvável excêntrica estrela da era MTV.
The Cars lançaram seis álbuns até à separação em 1988 e um sétimo em 2010 com os membros sobreviventes, quando Ocasek criou novas canções que acreditava que ficariam melhor se tocasse com os antigos companheiros de banda. Seguiu-se uma curta digressão e a banda foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame em 2018.
Ocasek lançou sete álbuns a solo e na era pós-The Cars tornou-se ainda um produtor muito procurado, trabalhando com os Weezer, Bad Brains, Guided By Voices e No Doubt, entre outros.
Participou também como ator em "Made in Heaven / Talhados no Céu" (1987), com Timothy Hutton, e fez uma curta aparição em "Hairspray / Laca" (1988), de John Waters.
Ocasek casou três vezes e teve dois filhos de cada relação. Terá sido a terceira esposa, a antiga super modelo checa Paulina Porizkova, de quem estava separado, que o encontrou e chamou as autoridades. Os dois casaram em 1989, cinco anos após se conhecerem na rodagem do vídeo para a canção "Drive", que pode ser visto abaixo:
Comentários