Antoine “Fats” Domino Junior morreu esta quarta-feira, 25 de outubro, aos 89 anos, confirmou Mak Bone, investigador da polícia forense do Louisiana à Associated Press. O cantor e pianista era considerado uma das lendas do rock and roll e inspirou inúmeros artistas, incluindo Elvis Presley e os Beatles .

A filha do músico, Karen Domino-White, de Nova Orleães, também confirmou o óbito, frisando que Domino morreu pacificamente e rodeado pela família.

O cantor nasceu a 26 de fevereiro de 1928 e lançou o primeiro disco, "The Fat Man", em 1949, . O álbum foi um sucesso nos Estados Unidos, tornando-se no primeiro disco de rock a vender mais de um milhão de cópias.

"Ain't That a Shame", "Blueberry Hill" e "Is That That Hame" foram alguns dos maiores sucessos do artista que faz parte do Rock and Roll Hall of Fame desde 1986. Durante as cinco décadas da sua carreira, Fats Domino vendeu mais de 65 milhões de álbuns e produziu cerca de 25 singles que chegaram ao ouro.

O norte-americano recebeu vários prémios ao longo do seu percurso na música, destacando-se o Grammy Lifetime Achievement Award em 1987. Em 1998, o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, condecorou o músico com a National Medal of Arts.

"Depois de John Lennon e de Paul McCartney, Fats Domino e o seu parceiro, Dave Bartholomew, foram provavelmente a maior dupla de compositores de todos os tempos", defendeu o  cantor e compositor Dr. John à Rolling Stone em 2004. A revista considerou Fats Domino como o 25º maior artista de todos os tempos.

A BBC relembra ainda que num concerto em Las Vegas, Elvis Presley revelou que Domino teve "uma grande influência" no início da sua carreira. Já Paul McCartney confessou que o tema "Lady Madonna", dos Beatles, foi inspirado no estilo do músico de Nova Orleães.

O músico era casado desde 1948 com Rosemary Domino, com quem teve 13 filhos.

Nas redes sociais, várias celebridades já reagiram à morte do músico.

(em atualização)