Apesar dos campistas terem começado a chegar à Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, no passado sábado, 29 de julho, a festa no palco principal do MEO Sudoeste só começou esta quarta-feira, dia 2 de agosto. Os The Chainsmokers tiveram a missão de fechar a primeira noite e animaram os festivaleiros durante mais de uma hora.

A festa da dupla norte-americana começou em grande com fogo de artifício, explosões de fumo e uma mistura de temas bem comerciais - os primeiros minutos do espetáculo foram apenas uma amostra da festa que estava para vir.

Com "Selfie" e "Closer", os The Chainsmokers conseguiram transformar a Herdade da Casa Branca numa verdadeira discoteca ao ar livre - é um cliché, mas não há volta a dar. Pelo meio também houve tempo para viagens aos anos 1970 com um cheirinho de "Rock and Roll All Nite", tema dos Kiss, e "We Will Rock You", dos Queen.

Na terceira passagem por Portugal, Andrew Taggart e Alex Pall apresentaram ainda os temas do seu mais recente disco, "Memories... Do Not Open". "Paris", "Honest" e "Something Just Like This" foram algumas das canções mais celebradas pelos festivaleiros, que saltaram do início ao fim do concerto.

Veja as fotografias dos concertos:

"One More Night", dos Daft Punk, "Welcome To The Jungle", de Alvaro & Mercer, "Teach Me How To Dougie", dos Cali Swag District, e "I Love It", das Icona Pop, também ajudaram a aquecer a multidão que mostrou estar com as baterias totalmente carregadas. Ah, e não faltou a música do Rei Leão.

Antes do adeus, os The Chainsmokers embalaram ainda os fãs com "Yellow", dos Coldplay - foi o único momento em que as vozes do público se alinharam. Para o final ficou "Don't Let Me Down", o sucesso do duo que conquistou os tops mundiais.

O duo foi eficaz com os sucessos que foi servindo de bandeja, provando que a máquina de animar multidões está bem oleada - as batidas certeiras convencem toda a gente a dançar.

O provocador Mac Miller

Antes dos The Chainsmokers, Mac Miller fez a festa na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar. No palco MEO, o norte-americano voltou a mostrar ao público português o seu rap num volume que mexeu com o recinto.

Ao contrário do que aconteceu na estreia do rapper em Portugal, no Rock in Rio Lisboa 2014, o público não perguntou "quem é o Mac Miller?" e entoou alguns dos refrães mais populares. Durante aproximadamente uma hora, o jovem mostrou a sua habilidade em palco, com doses redobradas de energia a cada tema - foi verdadeiramente o vencedor do primeiro dia do MEO Sudoeste.

"The Divine Feminine", disco de onde foi extraído o tema "Dang!" (com Anderson.Paak), foi o ponto de partida do espetáculo no MEO Sudoeste. Mas também houve viagens ao início da curta carreira.

Conhecido por muitos como "o namorado da Ariana Grande", entre canções, o músico animou o público com várias piadinhas e uma mão cheia de palavrões. Provocador, Mac Miller também teve tempo para provar que é um romântico com "My Favorite Part", canção composta em conjunto com Ariana Grande - foi um dos momentos de maior comunhão entre o público e o rapper.

Depois do momento "fofinho",  chegou "Stay", com a multidão a alinhar na festa sem hesitações E foi assim durante todo o concerto: Mac Miller sabe interagir com o público e conquistar e, durante quase uma hora, o rapper provou que, apesar da curta carreira, sabe comandar um espetáculo e garantir a animação num festival.

"Mas o mundo nos chama loucos" 

Mas a festa no palco principal do MEO Sudoeste começou bem antes, com Matias Damásio. O cantor fez uma viagem pelos seus principais sucessos e, canção a canção, foi convencendo os festivaleiros a adiar a caça aos brindes.

Matias Damásio

O ponto alto do espetáculo chegou no fim com "Loucos", o tema mais popular do artista em Portugal (e, claro, é quase impossível fugir ao trocadilho com a letra do grande sucesso do cantor - os festivaleiros ficaram mesmo loucos e aproveitaram a banda sonora para trocar algumas juras de amor).

Antes das onzes da noite, Richie Campbell subiu ao palco MEO para empolgar o público com a sua boa vibração. O artista português mais jamaicano de sempre apresentou um alinhamento cheio de energia e mostrou-se ser um bom amigo dos festivaleiros, que entoaram em especial temas como "Best Friend" e "Do You No Wrong".

A meio do concerto, o músico brindou ainda os fãs com um novo tema que será lançado nas próximas semanas. Plutónio e Mishlawi também subiram a palco e ajudaram Campbell a fazer festa.

Depois da uma da amanhã, Piruka também brilhou no Moche X Spot. O jovem rapper da Madorna carimbou um dos concertos mais energéticos da noite e prendeu centenas de festivaleiros nas primeiras filas .

O festival continua esta quinta-feira, 3 de agosto, na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar. O trio Two Door Cinema Club, DJ Snake, Marshmello e Mishlawi são os cabeças de cartaz do segundo dia do MEO Sudoeste, que abriu portas aos campistas no passado sábado, 29 de julho.

Veja algumas imagens de ambiente: