MARO, cantora que representa Portugal na 66.º edição do Festival Eurovisão da Canção, realizou o primeiro ensaio na PalaOlimpico, em Turim, este domingo, dia 1 de maio.

No TikTok, a organização do concurso partilhou um pequeno vídeo do ensaio da artista portuguesa.

Veja o vídeo:

De acordo com informação disponível no site oficial do concurso, a canção portuguesa compete na primeira semifinal, que integra mais 16 países. “Saudade, saudade” será apresentada em 10.º lugar.

Além de Portugal, na primeira semifinal, estarão a concurso temas da Albânia, Letónia, Lituânia, Suíça, Eslovénia, Ucrânia, Bulgária, Países Baixos, Moldova, Croácia, Dinamarca, Áustria, Islândia, Grécia, Noruega e Arménia.

Na segunda semifinal, no dia 12 de maio, competem outros 18 países: Finlândia, Israel, Sérvia, Azerbaijão, Geórgia, Malta, São Marino, Austrália, Chipre, Irlanda, Macedónia do Norte, Estónia, Roménia, Polónia, Montenegro, Bélgica, Suécia e República Checa.

A final será disputada por 25 países, dez escolhidos na primeira semifinal, outros dez escolhidos na segunda e os chamados ‘Big Five’ (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião, Itália).

Maro irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, por ter vencido, este mês, o Festival da Canção. “Saudade Saudade”, escrita e interpretada por Maro, foi a canção mais votada tanto pelo júri regional como pelo público na final do concurso.

Na primeira semifinal do Festival da Canção, Maro apresentou-se sozinha em palco, mas, na final, decidiu cantar acompanhada por um coro composto pelas cantoras Beatriz Pessoa, Beatriz Fonseca, Carolina Leite e Sara Badalo.

Hoje, num vídeo partilhado na conta oficial do Festival da Canção no Instagram, Maro anunciou que irá atuar em Turim novamente acompanhada por um coro feminino, que irá integrar Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas.

Maro é o nome artístico de Mariana Secca, lisboeta, que cresceu num ambiente familiar marcado pela música. Começou a estudar piano aos quatro anos, fez o conservatório e estudou na escola de Berklee, em Boston, nos Estados Unidos.

Em 2018 editou o primeiro álbum, homónimo.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016). Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.

Em 2021, Portugal esteve no Festival Eurovisão da Canção com “Love is on my side”, composta por Tatanka e interpretada pelos The Black Mamba, que alcançou o 12.º lugar no concurso. Itália venceu o concurso no ano passado, com a canção “Zitti e buoni”, interpretada pelos Måneskin.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.