O auge do streaming revigorou o negócio da música nos anos mais recentes, mas os últimos números foram especialmente otimistas.
As vendas no maior mercado de música do mundo cresceram 14,6%, ascendendo aos 4 mil milhões de dólares nos primeiros seis meses de 2017, superando com folga o crescimento de 8,1% do ano anterior, informou a Recording Industry Association of America.
As receitas pelo streaming representam agora 62% do mercado. O crescimento é liderado por serviços pagos como Spotify, Apple Music e Tidal, com assinaturas que dispararam, superando os 30 milhões.
Além disso, as vendas físicas diminuíram 1% - abaixo das grandes quedas de anos anteriores -, uma vez que o comércio de CDs caiu e o de vinil continuou o seu renascimento.
A maior queda nas vendas foi verificada nos downloads da loja iTunes e de outros serviços, na medida em que os consumidores têm preferido o streaming.
Apesar do crescimento, a associação esclareceu que as vendas continuam abaixo dos níveis prévios à chegada da internet.
O grupo também reiterou as suas acusações de que o YouTube aproveita lacunas legais para pagar muito pouco a artistas e editoras.
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