Organizada pela Câmara da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, a iniciativa “Inspira Natal e Solidariedade” é inaugurada na sexta-feira, às 15:00, seguindo-se a atuação, uma hora depois, do Avô Cantigas, nome artístico de Carlos Alberto Vidal, natural do vizinho concelho da Lousã, mas radicado em Lisboa desde a infância.

O programa de cinco dias (15, 16, 17, 22 e 23 de dezembro), com a atuação de bandas e grupos de música tradicional de diversos pontos do país, compreende, já no domingo, o início da encenação do presépio ao vivo e um espetáculo pelo tocador de cavaquinho Amadeu Magalhães, às 12:00 e às 20:30, respetivamente.

O artista Tony Carreira, com raízes no município da Pampilhosa da Serra, protagoniza um “concerto solidário” acústico, no dia 23, às 16:00.

A Pista de Gelo e o Festival da Filhó Espichada, com confeção ao vivo desta iguaria natalícia local, são outras propostas da organização para todos os dias do programa.

No cartaz, a autarquia liderada pelo social-democrata José Brito apela à participação das pessoas, para que possam “saborear e reviver o tradicional Natal serrano” e ajudar as vítimas dos incêndios que fustigaram o concelho nos últimos meses.

Apoiada por diversas entidades, a iniciativa inclui ainda uma mostra de artesanato e produtos tradicionais, tabernas e animação de rua para todas as idades.