Arnold Schwarzenegger foi submetido a uma cirurgia de emergência no coração esta sexta-feira, na sequência de um problema durante uma intervenção numa válvula cardíaca, segundo informou o seu representante. O porta-voz disse ainda que a primeira fala do ator ao despertar foi "I'm back" ("Estou de volta"), em alusão a uma icónica frase da sua carreira (a saga "Exterminador Implacável").

O ex-governador da Califórnia de 70 anos havia sido internado na quinta-feira num hospital de Los Angeles para substituir a válvula de um cateter quando foram verificadas complicações.

Os médicos tiveram de operar de emergência o coração do ator. A válvula da aorta que seria substituída foi colocada há 21 anos, quando o ex-Mr.Universo foi operado por uma condição que, segundo informou na altura, era congénita, e não resultado do uso de esteróides.

"Essa válvula nunca seria permanente e já havia ultrapassado a sua vida útil", disse o porta-voz do ator, Daniel Ketchell.

"A válvula pulmonar do governador Schwarzenegger foi substituída com sucesso e ele encontra-se a recuperar da cirurgia em condição estável", acrescentou.

O hospital Cedars-Sinai recusou comentar a cirurgia e o estado de saúde de Schwarzenegger, citando leis de privacidade, mas Ketchell agradeceu aos médicos pelos seus "incansáveis esforços".

Nascido na Áustria, o ex-fisiculturista foi governador da Califórnia por dois períodos (2003-2011).

O papel em "O Exterminador Implacável" deu forma à sua carreira como ator. O filme teve quatro sequelas, com outra a caminho no próximo ano.

Ao entrar na elite de Hollywood, as suas frases mais famosas na saga - "I'll be back" e "Hasta la vista, baby" - entraram para o léxico dos americanos. Foi nelas que se inspirou ao acordar da cirurgia.