Indumentária de estilo sadomasoquista de Martin Gore, dos Depeche Mode, e discos com autógrafos de artistas como Jimi Hendrix também serão colocados à venda.

No total, 85 lotes serão leiloados, informaram a galeria parisiense Artpèges e a casa de leilões Lemon Auction.

Os irmãos Noel e Liam Gallagher, que fundaram os Oasis, eram conhecidos nos anos 2000 pelas suas discussões. Em 2009, os músicos estavam no festival parisiense Rock en Seine. "Essa noite, aconteceu uma grande confusão nos camarins. A guitarra de Noel acabou partida e logo aconteceu a ruptura do grupo", explicou à AFP Jonathan Berg, cofundador da Artpèges.

A multidão que aguardava o grupo ficou a saber, através de um megafone, que os Oasis tinham acabado de se separar.

Os irmãos Gallagher continuam a trocar farpas em entrevistas e nas redes sociais.

A guitarra vermelha foi reparada pelo luthier francês Philippe Dubreuille dois anos depois do incidente, que se tornou em mais uma lenda na história do rock.

Foi Noel Gallagher que encomendou o restauro, mas decidiu separar-se da guitarra "porque ela o faz lembrar dos Oasis", apontou Arthur Perault, outro cofundador da Artpèges.

O instrumento terá preço inicial de 150.000 euros (170.000 dólares), mas está avaliado em entre 300.000 e 500.000 euros, explica Perault.

Já a indumentária "bondage" de Martin Gore, que foi, por sua vez, imortalizada pelo fotógrafo Paul Natkin em meados dos anos 1980, possui um preço inicial de 4.000 euros (4.400 dólares), "ainda que possa chegar até 12.000 euros (13.200 dólares)", segundo Arthur Perault.

Outra peça de adoração para o público francês: um vinil assinado por Jimi Hendrix e seu grupo Experience. Uma fã francesa conseguiu que todo o grupo o assinasse durante a digressão que o grupo fez em França em 1966. E 45 anos depois, a mulher conseguiu que Johnny Hallyday, que era amigo de Hendrix, acrescentasse o seu autógrafo.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.