De acordo com um comunicado da entidade, a Fundação Altice pretende, com estes prémios, "incentivar a criação de valor na arte contemporânea", ao apoiar projetos na área das artes plásticas, em duas categorias: Arte e Tecnologia, e Jovens Artistas.
Na categoria de Arte e Tecnologia - para propostas originais que façam uso/e se relacionem com a tecnologia - o prémio corresponde ao montante total de 30 mil euros, sendo 15 mil em valor monetário e outros 15 mil em aquisições de obras do artista.
Na categoria de Jovens Artistas, destinada a projetos originais de candidatos até aos 35 anos, com uma carreira em processo de reconhecimento, o prémio monetário será de cinco mil euros, sendo outros cinco mil atribuídos à aquisição de obras, num total de dez mil euros.
Numa primeira fase, a análise das candidaturas será realizada pela comissão de avaliação e acompanhamento do Prémio Norberto Fernandes, responsável pela seleção dos finalistas, e as obras selecionadas serão expostas num espaço público, em Lisboa, segundo a Fundação Altice, criada há vinte anos.
Posteriormente, todos os projetos da 'shortlist' serão avaliados pelo júri do prémio, constituído por três elementos de referência do meio artístico e académico, bem como por um elemento da Fundação Altice, e os vencedores serão conhecidos numa cerimónia pública em data e local "a ser brevemente comunicado".
Com este prémio, a entidade pretende também homenagear o primeiro administrador da Fundação Portugal Telecom, Norberto Fernandes, "que se distinguiu pelo contributo dado no crescimento da fundação e pela sua visão inovadora, alicerçada na promoção do património artístico e de uma sociedade digital e da informação sustentável".
A fase de candidaturas desta primeira edição do galardão, aberta entre hoje e 1 de março, funcionará através de um formulário disponível no ‘site’ da fundação.
Comentários