Mantendo o princípio nómada do festival, o TODOS - Caminhada de Culturas desloca-se este ano, na sétima edição, para a Colina de Santana/Campo Mártires da Pátria, depois de ter passado por zonas como o Martim Moniz, Intendente ou São Bento -, para promover a aproximação entre moradores e espetadores de culturas e nacionalidades distintas.
Decorrerá de quinta-feira a domingo com trinta propostas culturais em espaços como o Hospital Miguel Bombarda, a Faculdade de Ciências Médicas, a Biblioteca de São Lázaro, a Galeria Monumental, a Academia Militar e o Jardim do Campo Santana.
Com direção de Madalena Victorino, Giacomo Scalisi e Miguel Abreu, hoje o destaque vai para uma oratória interreligiosa na Igreja de São Domingos, com textos do padre e poeta José Tolentino Mendonça, direção do maestro Mario Tronco e interpretação de músicos da Orchestra di Piazza Vittorio e da Orquestra TODOS.
No total, serão mais de trinta propostas culturais, incluindo exposição de fotografias, aulas abertas de sevilhanas, um estúdio fotográfico ao ar livre, a pensar numa exposição em 2016, e uma intervenção de arte urbana na rua do Saco, pelo artista João Maurício, que assina como Violant.
A programação completa do festival TODOS - que tem como mote "viajar pelo mundo sem sair de Lisboa - está disponível em www.festivaltodos.com.
Comentários