O festival de música moderna portuguesa "Sons de Vez", de Arcos de Valdevez, é um dos finalistas dos Iberian Festival Awards, criado pela Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest), revelou a Câmara local.

"Esta escolha vem atestar a qualidade deste festival levado a cabo pela Câmara Municipal, reafirmando que se trata de um projeto que tem trazido a Arcos de Valdevez e a todo Alto-Minho o que de melhor se faz na música portuguesa, com música para todos os gostos e em formato intimista", afirmou hoje em comunicado aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

O festival, cuja décima quarta edição começou no passado dia 6 de fevereiro e se prolonga até 19 de março, prevê concertos na casa das Artes, todos os fins de semana.

Um concerto dos Mão Morta abriu a edição 2016 do "Sons do Vez" e por onde já passou também David Fonseca.

O palco da casa das Artes vai ainda receber os Serushiô e os Wildfire, Emmy Curl e A Jigsaw, Marta Rem e Denise, Mazgani e Malaboos, Ladrões do Tempo e Tuff Gum.

A criação dos Iberian Festival Awards é a mais recente iniciativa da Aporfest e pretende reconhecer várias vertentes da realização de festivais de música em Portugal e em Espanha.

O prazo de candidatura para estes prémios abriu em outubro de 2015, e os vencedores serão anunciados em março, durante o fórum Talkfest, dedicado aos festivais de música em Portugal, que decorrerá nos dias 03 e 04 de março na FIL, em Lisboa, coincidindo com a BTL - Feira Internacional de Turismo.

A associação quer que estes prémios mobilizem os diferentes agentes do setor numa perspetiva total, dos promotores aos patrocinadores, dos artistas aos jornalistas.

A associação Aporfest nasceu em 2014 no seio do fórum Talkfest, perante a existência de dezenas de festivais de música em Portugal.

Entre as iniciativas da associação, que conta com 165 associados, está a sistematização de dados estatísticos sobre públicos e festivais, formações e debates.