Promovido pela associação d’Orfeu AC em conjunto com a autarquia, o festival é inteiramente dedicado ao público infantil e familiar, estimulando “uma aproximação crítica e criativa dos públicos mais novos às artes e à cultura”, de acordo com a organização.

“Estamos na 10.ª edição que é um número redondo e queremos celebrá-la da melhor maneira”, disse à Lusa Luís Fernandes da d’Orfeu, adiantando que durante os três dias do festival são esperadas mais de mil pessoas.

Luís Fernandes referiu ainda que, para responder ao crescimento do festival, houve uma preocupação de aumentar a capacidade de acolher público nos horários que tinham maior afluência.

“As sessões que têm lugar no espaço d’Orfeu vão ser duplicadas e passámos os espetáculos do fim da manhã para o auditório Ana Paula Silva, que tem mais lotação”, explicou o mesmo responsável.

Este ano, a rua Luís de Camões, na baixa da cidade, será o palco da noite de abertura, com espetáculos de micro-teatro, momentos musicais, jogos e animação permanente, entre as 20:00 e as 23:00.

“A rua estará transformada num autêntico parque temático das artes, com diversas propostas de curta duração a acontecer em simultâneo, para o público infantil e familiar”, disse Luís Fernandes.

De Espanha para Águeda, o “Teatro Sobre Ruedas” assentará arraiais na sexta à noite, e ficará até domingo, com as suas duas caravanas, uma bancada para o público e um quiosque. Neste recinto, haverá sessões de micro-teatro, com espetáculos diferentes em cada dia, alternadas com mini-concertos.

Ainda na noite de sexta-feira, a companhia catalã Toti Toronell apresentará “Micro-Shakespeare”, uma instalação artística que conta ativamente com o público para encenar e assistir às suas histórias, em sessões contínuas de oito minutos.

Para juntar à festa de abertura, haverá ainda a ‘clown’ Tânia Safaneta e os “Jogos do Hélder”, um conjunto de jogos tradicionais, repensados em formato moderno e de grande dimensão, que prometem entreter miúdos e graúdos.

A noite de abertura é de entrada livre e, apenas nesse dia, as pulseiras para o fim de semana poderão ser adquiridas a metade do preço.

No sábado e no domingo, o roteiro do festival passará por vários locais da cidade: a Biblioteca Municipal Manuel Alegre e o Auditório Ana Paula Silva (para os espetáculos da manhã), e o Auditório do CEFAS e o Espaço d’Orfeu (para os espetáculos da tarde).

Os bebés terão novamente um espetáculo especial só para eles, no domingo pelas 10:30, logo no início da jornada.

A programação deste ano inclui espetáculos das companhias Trukitrek (Barcelona), Catrapum Catrapeia, Varazim Teatro, Marta Bernardes e José Valente, Gira Sol Azul, PédeXumbo, Chão de Oliva, Cia Quando Sais à Rua e Teatro do Montemuro.

O Espaço d’Orfeu vai ainda acolher os jogos do Bitocas e a LI (Literatura Infantil, pela Escola do Adro).

O espetáculo de encerramento, pelas 18:00 de domingo, estará a cargo da companhia Mandragora Circus (Argentina), que apresentará também sessões escolares na sexta-feira, mantendo a tradição de convidar as escolas ao Espaço d’Orfeu.