Desde o lançamento de "Pokémon Go", jogo de realidade aumentada desenvolvido por uma filial da Nintendo, os jovens têm criado eventos para caçar Pokémons. O Uruguai não ficou de fora deste fenómeno mundial.

Inspirado no entusiasmo da aplicação gratuita, "Chucky" Martínez criou a Pokeneta, um autocarro que visita as melhores PokeStops (locais onde é possível apanhar pokébolas), ginásios (áreas de combate entre os jogadores) e outros pontos-chave para caçar os 'monstrinhos virtuais'.

"Em três horas dentro do autocarro,  jogas o que jogarias em dez horas a caminhar. Esta é a diferença e o objetivo da Pokeneta", explicou à AFP Martínez, de 22 anos, produtor de uma banda de música local.

O jovem apercebeu-se que os seus amigos jogavam durante as viagens de transportes públicos e pensou que "as pessoas poderiam pagar por isso". Desenhou percursos pela cidade para jogar "Pokémon Go" e criou a conta no Facebook "Pokeneta Uruguai".

"Pensei que muitas pessoas gostariam de jogar com esta comodidade, a comodidade que um autocarro oferece, como a segurança e a entrada USB (para carregar os smartphones)", comentou Martínez.

Cada jogador paga 250 pesos (11,90 euros) por três horas, podendo ainda adquirir bilhetes para viagens de cinco horas, ou para grupos particulares.

Para os fãs de "Pokémon Go", a Pokeneta também ajuda a evitar roubos e acidentes.