Este ano o Famous Humor Fest mudou malas e bagagens para a LX Factory e no primeiro dia, para além da atuação de Pedro Tochas, o prato forte da noite foi a conversa entre Bruno Nogueira e Miguel Esteves Cardoso.

Durante duas horas, 600 pessoas assistiram a um diálogo entre o escritor Miguel Esteves Cardoso e o humorista Bruno Nogueira, que abordaram vários temas, desde da semântica a formas como obter o divórcio "sem recorrer a amantes, porque é uma maçada".

$$gallery$$

"Vocês todos pagaram 9000 euros para estar aqui, temos uma hora para render isto", afirmou no início do espetáculo Bruno Nogueira, que vinha com as contas feitas e que se apresentou ao seu nível, como podemos ouvir todos os dias no seu programa na TSF, Tubo de Ensaio. A reflexão sobre dilemas do quotidiano, como o facto de o mundo não estar preparado nem para anões nem para pessoas do tamanho de Bruno, marcou o início, mas o ponto principal da performance incidiu no debate de um livro de 1992, intitulado "Coisas do Divórcio", que na opinião do Miguel Esteves Cardoso é uma forma de "como obter o divórcio com duas palavras".

Depois de várias gargalhadas, foi hora de mudar o tema. Ajudado na preparação pela sua Maria João, Miguel Esteves Cardoso apresentou uma lista de palavrões esquecidos pelo tempo e que mereciam ser recordados. Além disso, Bruno Nogueira desafiou MEC a um jogo de "preferias", que levou a várias respostas surpreendentes, na qual se salientou que Simone de Oliveira não é de facto uma predileção do cronista do Público.

Já no fim, houve o típico período de perguntas e respostas com o público, contudo com uma nuance. O público dizia o tema aleatório e os dois conversavam sobre ele. Desde "natal" a "deus", foram vários os temas conversados que fizeram com que no fim tanto Miguel Esteves Cardoso como Bruno Nogueira saíssem sobre uma grande ovação. "Gastámos mais tempo que o previsto, portanto esta última parte foi por diversão", confessou Bruno.

Hoje o festival continua com a atuação de Salvador Martinha às 22:15 (Fábrica XL) e Diogo Faro às 23:00 (Armazém L), bem como a de Nuno Artur Silva com os Dead Combo às 21:00 (Armazém L).