
Salvador Sobral subiu ao palco do Festival Eurovisão da Canção na primeira semifinal do evento, que decorreu na noite de terça-feira, 9 de maio, em Kiev. Com "Amar Pelos Dois", tema composto por Luísa Sobral, o jovem cantor garantiu um lugar na final do evento, que se realiza no próximo sábado, 13 de maio.
Na página oficial no Facebook, a organização da Eurovisão partilhou excertos das várias atuações das duas semifinais. Para analisar o impacto dos vídeos partilhados na rede social, Marco Almeida criou uma ferramenta que compara o número de partilhas, reações e comentários entre cada post na página do evento.
Nesta sexta-feira de manhã, 12 de maio, Portugal liderava o top. No total, os 30 segundos da atuação de Salvador Sobral na primeira semifinal receberam mais de 56 mil reações (gosto/ adoro/ riso/ surpresa/ tristeza/ ira) e mais de 24 mil partilhas. Contabilizando apenas as reações, em segundo lugar está a Albânia. com aproximadamente 17 mil.
No número de partilhas, atrás de Portugal está a Moldávia, que também irá marcar presença na final, com 2700. [Veja aqui todos os dados]

Comparando as duas semifinais, "Amar pelos Dois" continua a ser a canção a conquistar mais 'gostos' no Facebook, seguida pelo tema da Hungria (23 mil e 500).
No Twitter, a hashtag #salvadorable foi usada em mais de dois milhões e 700 mil comentários, de acordo com os dados fornecidos pela pesquisa no site Keyhole.
Bulgária, Bielorrússia, Croácia, Hungria, Dinamarca, Israel, Roménia, Noruega, Holanda, Áustria, Moldávia, Azerbeijão, Grécia, Suécia, Polónia, Arménia, Austrália, Chipre, Bélgica, os ‘Cinco Grandes’ (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião (Ucrânia) vão ser os adversários de Portugal.
A última vez que Portugal competiu numa final do Festival Eurovisão da Canção foi em 2010, com o tema "Há dias assim", interpretado por Filipa Azevedo. A melhor classificação portuguesa no concurso foi um sexto lugar em 1996, com a canção “O meu coração não tem cor”, interpretada por Lúcia Moniz.
Em cada semifinal participam concorrentes de 18 países e a final é disputada por representantes de 26 territórios: os 20 qualificados nas semifinais, os denominados ‘Cinco Grandes’ (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião (Ucrânia). A a segunda semifinal será transmitida em diferido, pelas 22h00, na RTP.
“Amar pelos dois”, composta por Luísa Sobral, venceu a 6 de março a final do Festival da Canção, que decorreu no Coliseu dos Recreios em Lisboa e foi disputada por oito canções.
Este ano assinala-se a 62.ª edição do concurso, no qual Portugal participou a primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).
Comentários