Após ter já adiados as estreias de todos os seus filmes, incluindo Marvel e Pixar, a Disney anunciou esta quinta-feira o mesmo para todos os seus negócios na Rússia por causa do que descreve como o “ataque implacável à Ucrânia”.

A pausa incluir os licenciamentos de conteúdos e produtos, viagens e cruzeiros (a Disney Cruise Line), produções de conteúdo locais, canais de televisão e até a versão local da revista National Geographic.

Em comunicado, a Walt Disney Company especifica que alguns negócios podem parar de imediato, enquanto outros vão demorar mais tempo por causa de "complexidades contratuais".

"Na semana passada, após a invasão não provocada da Ucrânia pela Rússia, anunciámos que iríamos interromper a estreia de filmes na Rússia e analisar os restantes negócios. Dado o ataque implacável à Ucrânia e a crescente crise humanitária, estamos a tomar medidas para interromper todos os outros negócios na Rússia. Alguns podemos e vamos interromper imediatamente. Outros – como canais lineares e algum conteúdo e licenciamento de produtos – levarão tempo por causa das complexidades contratuais”, destaca o comunicado.

"Mesmo interrompendo estes negócios, continuamos comprometidos com os nossos dedicados colegas na Rússia, que permanecerão empregados. E continuamos a trabalhar com nossos parceiros das ONGs para fornecer ajuda urgente e outra assistência muito necessária aos refugiados", conclui.