"3.000 barris de petróleo derramados no rio Amazonas! Façam alguma coisa pelas comunidades indígenas e pelo nosso clima", escreveu DiCaprio no Twitter, anexando também um link para a ONG americana Amazon Watch, onde se pode ver uma mensagem a apelar aos internautas para que enviem uma mensagem ao primeiro-ministro peruano Pedro Cateriano exigindo que o governo respeite os direitos humanos e o meio ambiente.

O link inclui um vídeo onde se vê como dezenas de trabalhadores da empresa estatal PetroPerú tiram o petróleo do rio usando baldes de plástico para evitar que o vazamento se espalhe na área, causando ainda mais danos à flora e fauna da região.

"A água está contaminada, ninguém poderá bebê-la. Esse é um dos danos que não vamos ser capazes de controlar", diz no vídeo Otoniel Dandicho, dirigente político do distrito de Imaza, localizado na zona do desastre ecológico.

No domingo, o governo peruano declarou estado de emergência em 16 comunidades indígenas na Amazónia afetadas por derrames de hidrocarbonetos do oleoduto operado pela PetroPerú.