Denzel Washington vai ser distinguido pelo presidente norte-americano Joe Biden com a Medalha da Liberdade, juntamente com outras 16 personalidades..

Trata-se da mais alta distinção civil do EUA, destinada "aos que fizeram contribuições especialmente relevantes para a segurança ou interesses nacionais dos Estados Unidos, para a paz mundial ou outros empreendimentos públicos ou privados significativos".

Além do vencedor de dois Óscares, a lista inclui por exemplo Simone Biles, a ginasta americana mais medalhada de sempre, e, a título póstumo, Steve Jobs, co-fundador da Apple.

Os outros homenageados são a freira e ativista Simone Campbellis; a académica Julieta García; a antiga congressista Gabby Giffords; o padre Alexander Karloutsos; a enfermeira na frente contra a pandemia Sandra Lindsayis; os antigos senadores Alan Simpson e John McCain (este a título póstumo); a campeã olímpica e ativista Megan Rapinoeis; o sindicalista Richard Trumka (a título póstumo); a Brigadeiro-general Wilma Vaughtis; e os ativistas Fred Gray, Diane Nash, Khizr Khanis e Raúl Yzaguirre.

A entrega da Medalha da Liberdade acontecerá numa cerimónia na Casa Branca a 7 de julho.