Segundo a Companhia Nacional de Bailado (CNB), a nova obra de Victor Hugo Pontes vai ser apresentada no palco do Teatro Camões, até 26 de junho, e no Rivoli - Teatro Municipal do Porto, a 01 e 02 de julho.
Esta primeira colaboração de Victor Hugo Pontes com a CNB está povoada de figuras ligadas ao Carnaval, tendo, no seu centro, "os animais, as máscaras e a morte".
Inspirada na obra musical "O Carnaval dos animais", composta em 1886 por Camille Saint-Saëns (1835-1921), conta com a participação de 12 compositores portugueses contemporâneos: Sérgio Azevedo, Carlos Caires, Eurico Carrapatoso, Andreia Pinto Correia, Nuno Côrte-Real, Pedro Faria Gomes, Mário Laginha, João Madureira, Carlos Marecos, Daniel Schvetz, Luís Tinoco e António Pinho Vargas.
Os compositores foram desafiados a compor um tema original associado aos catorze movimentos musicais de "O Carnaval dos animais", aplicando uma outra técnica artística que esteve em voga no século XX, o 'cadavre-exquis'.
"Ou seja, em 'Carnaval', cada um dos compositores convidados inicia a sua composição no final do tema anterior, levando-a até ao tema seguinte", indica o criador, numa nota sobre o espetáculo.
Nascido em Guimarães, em 1978, Victor Hugo Pontes é, desde 2009, diretor artístico da Nome Próprio - Associação Cultural, com sede no Porto.
"Carnaval" tem figurinos de Aleksandar Protic, desenho de luz de Wilma Moutinho, e interpretação musical da Orquestra Sinfónica Portuguesa, com direção musical de Cesário Costa.
Comentários