“Harpa, piano, quarteto de cordas, trio com piano, violoncelo e canto chegam com as ECHO Rising Stars 2016, jovens promessas da música internacional com provas dadas nos mais prestigiados concursos e na mira das grandes editoras discográficas”, refere a Casa da Música em comunicado hoje divulgado.

Os músicos, em digressão por várias salas de concertos da Europa, são anualmente escolhidos pelos programadores e diretores artísticos da European Concert Hall Organization (ECHO) que assim “representam a sua aposta naquela que será a futura geração de concertistas”.

Pelas salas de concertos os jovens músicos apresentam não só as escolhas artísticas das instituições que os nomearam mas também, e pela primeira vez este ano, uma nova obra especialmente escrita para o efeito.

Boglárka Pecze no clarinete, Eva Boesch no violoncelo e Martin Klett ao piano formam o Trio Catch e são as primeiras “estrelas” a subir sexta-feira, pelas 21:00, ao palco da sala 2 da Casa da Música.

Sábado, às 12:00, é a vez de a Philharmonie Luxembourg apresentar Cathy Krier ao piano, seguindo-se, pelas 16:00, o concerto de piano e violoncelo da dupla Harriet Krijgh apresentado pela Wiener Konzerthaus e a Musikverein Wien e, pelas 21:00, o concerto do quarteto Quatuor Zaïde da Philharmonie de Paris.

A encerrar o programa, sobem domingo ao palco, pelas 18:00, o barítono Benjamin Appl e o pianista James Baillieu, escolhidos pela Barbican Centre London.