A nave New Horizon, da agência espacial norte-americana, fará em breve o sobrevoo mais distante de um objeto cósmico que já existiu, o chamado Ultima Thule.

Um cientista da NASA envolvido na missão pediu ao guitarrista britânico também tem doutorado em astrofísica para contribuir com uma música para ser tocada enquanto o sobrevoo é realizado.

May, de 71 anos, concordou. O tema "New Horizons" (Ultima Thule mix), que será lançado no dia de Ano Novo, é seu primeiro single a solo desde 1998.

"Para mim tem sido um desafio emocionante juntar dois aspetos da minha vida - astronomia e música", disse May em comunicado.

"Fui inspirado pela ideia de que isto será o mais distante que a mão do Homem já alcançou - e com certeza será o objeto mais distante que já vimos de perto, através das imagens que a nave transmitirá à Terra", acrescentou.

"Para mim isso simboliza o desejo incessante do espírito humano de compreender o universo em que habitamos".

Partes do som da guitarra, sobrepostas pela voz do falecido cientista Stephen Hawking, já estão disponíveis no site www.brianmay.com.

Os cientistas ainda não têm uma imagem clara do que é exatamente o Ultima Thule, um único objeto ou um aglomerado, com cerca de 30 quilómetros de diâmetro. Mas quando a New Horizon passar, deverá capturar imagens com uma resolução de 30 a 70 metros por pixel.

A New Horizon completou um sobrevoo bem-sucedido de Plutão há três anos e mostrou imagens impressionantes do planeta-anão.