Madonna foi uma das grandes protagonistas da cerimónia dos Billboard Music Awards (BMAs), que decorreu na passada quarta-feira, dia 1 de maio. A 'rainha da pop' e Maluma apresentaram pela primeira vez ao vivo o tema "Medellín", o primeiro single revelado do próximo disco da cantora.

Depois da atuação, a cantora deu uma entrevista exclusiva à Billboard e falou sobre o novo álbum. "Não trabalhei com a ideia de produzir um número específico de temas. Inicialmente trabalhei com uma série de músicos portugueses e cantei várias canções na língua [portuguesa] e isso expandiu-se para outros países, como Brasil ou Colômbia. E também trabalhei com Mirways, que é francês. Logo, isso tornou o disco bastante global", frisou Madonna.

No primeiro single, a artista assume vários alter-egos. "Há todas essas essências dentro de mim mesma porque eu faço isso tudo. Acreditem ou não, mas eu limpo a minha casa. Considero-me uma dona de casa e adoro cavalos", revelou.

O CAMINHO ATÉ "MADAME X"

Na página oficial, Madonna revelou que o 14.º álbum de estúdio foi gravado ao longo dos últimos 18 meses em Portugal, Londres, Nova Iorque e Los Angeles (Estados Unidos) e que foi criativamente influenciado por Lisboa, ontem tem vivido "ao longo dos últimos anos".

"Lisboa é onde o meu disco nasceu. Encontrei lá a minha tribo e um mundo mágico de músicos incríveis que reforçaram a minha crença de que as músicas à volta do mundo estão todas ligadas e são a alma do universo", afirma a cantora no site oficial.

Dino d'Santiago, Celeste Rodrigues, Fábia Rebordão, Ricardo Toscano, Gaspar Varela e as Batiqueiras de Cabo Verde são alguns dos artistas com quem Madonna se cruzou nos últimos meses, a avaliar pelas fotografias e vídeos que tem divulgado nas redes sociais.

Feito com a colaboração do produtor francês Mirwais, o álbum "Madame X" apresenta 15 temas entre os quais uma versão de "Faz gostoso", da cantora portuguesa Blaya, que Madonna interpreta em português com a artista brasileira Anitta, e "Medellín", o primeiro 'single' divulgado hoje, que é um dueto com o músico colombiano Maluma.

"Madame X" celebra "a longa relação" da cantora norte-americana com a música e a cultura latinas e as canções são interpretadas em português, espanhol e inglês, lê-se no texto de apresentação.

Em 2018, quando completou 60 anos, Madonna disse numa entrevista à revista italiana Vogue que a temporada recente em Lisboa a influenciou no processo criativo deste álbum.

"Conheci imensos músicos maravilhosos e acabei por trabalhar com muitos deles no meu novo disco, por isso, sim, Lisboa influenciou a música e o meu trabalho. Como não influenciar? Não sei como é que eu teria passado este ano sem ter conhecido toda esta cultura", disse a cantora norte-americana na entrevista.

Madonna tem estado a viver em Portugal há mais de um ano, para acompanhar o percurso desportivo de um dos filhos adotivos, jogador do Benfica.

O último álbum de originais de Madonna remonta já a 2015, quando lançou "Rebel Heart".

De acordo com a página oficial, nas próximas semanas serão anunciadas mais informações sobre o álbum, vídeos oficiais e atuações ou eventos.