
A 'viagem portuguesa' até ao Festival Eurovisão da Canção começou no passado fim de semana e continuou este sábado, dia 29 de fevereiro. Na segunda semifinal do concurso, Jimmy P, Tomás Luzia, Kady e Elisa Rodrigues, conquistaram um lugar na final, que se realiza no dia 7 de março em Elvas.
Na primeira gala, Bárbara Tinoco, Elisa, Filipe Sambado e Throes + The Shine foram os primeiros a fazer 'check-in' na final do Festival da Canção e esta semana juntaram-se mais quatro temas - “Abensonhado” (Jimmy P), “Mais real que o amor” (Tomás Luzia), “Diz só” (Kady) e “Não voltes mais” (Elisa Rodrigues) .
Tal como na primeira ronda, na segunda semifinal concorreram oito canções, mas apenas quatro seguiram viagem até Elvas - a final está marcada para 7 de março no Coliseu Rondão Almeida. Dubio feat. +351, Luiz Caracol & Gus Liberdade, Judas, Kady, Elisa Rodrigues, Cláudio Frank, Tomás Luzia e Jimmy P foram os artistas que pisaram o palco do Estúdio 1 da RTP, em Lisboa.
Este ano, tal como acontece no Festival da Eurovisão, a RTP decidiu manter o suspense no ar durante as semifinais e revelar apenas as quatro canções mais votadas e que ficam apuradas para a final, sem revelar as pontuações individuais.
Anabela, Capicua, Conan Osiris, Héber Marques, Isilda Sanches, Miguel Ângelo e Rui Miguel Abreu avaliaram novamente os temas concorrentes. Segundo o canal, as votações vão decorreram no esquema de 50/50: "O peso do voto será repartido entre o público e o júri escolhido pela RTP. Na final, as votações do júri serão associadas a 7 regiões diferenciadas, incluindo Portugal Continental e Ilhas".
Além do desfile das canções, o a RTP1 recordou o cantor Eduardo Nascimento, que em 1967 representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção com a música "O Vento Mudou". O músico morreu no final de novembro de 2019.

VEJA AS ATUAÇÕES DA SEGUNDA SEMIFINAL:
1: “Cegueira” – Dubio feat. +351
Dubio feat. +351 abriram a segunda semifinal do Festival da Canção com o tema "Cegueira".
Autor: Dubio feat. +351
Intérprete: Dubio feat. +351
Título: Cegueira
Música: Rui Azevedo, Pedro Azevedo
Letra: Hugo Azevedo
2: ”Dói-me o País” – Luiz Caracol e Gus Liberdade
Luiz Caracol e Gus Liberdade deram voz à canção de António Avelar de Pinho. A dupla apostou em LEDs para contar a história do tema.
Autor: António Avelar de Pinho
Intérprete: Luiz Caracol e Gus Liberdade
Título: Dói-me o País
Música: Luiz Caracol
Letra: António Avelar de Pinho
3: “Cubismo Enviesado” – Judas
Hélio Morais convidou Judas para interpretar "Cubismo Enviesado", o terceiro tema a ser apresentado no palco do Estúdio 1 da RTP, em Lisboa.
Autor: Hélio Morais
Intérprete: Judas
Título: Cubismo Enviesado
Música: Hélio Morais
Letra: Hélio Morais
4: “Diz Só” – Kady
Dino D’ Santiago escolheu Kady para o tema "Diz Só".
Autor: Dino D’ Santiago
Intérprete: Kady
Título: Diz Só
Música: Dino D’ Santiago
Letra: Kalaf Epalanga
5: “Não Voltes Mais” – Elisa Rodrigues
Elisa Rodrigues apresentou "Não Voltes Mais" na segunda semifinal do concurso.
Autor: Elisa Rodrigues
Intérprete: Elisa Rodrigues
Título: Não Voltes Mais
Música: Elisa Rodrigues
Letra: Elisa Rodrigues
6: “Quero-te Abraçar” – Cláudio Frank
Cláudio Frank foi escolhido através do concurso "MasterClass", da Antena 1, que este ano contou a cordoaria de Tim, dos Xutos & Pontapés.
Autor: Cláudio Frank
Intérprete: Cláudio Frank
Título: Quero-te Abraçar
Música: Cláudio Frank
Letra: Cláudio Frank
7: “Mais Real Que O Amor” – Tomás Luzia
Na sua estreia em televisão, Tomás Luzia cantou "Mais Real Que O Amor", de Pedro Jóia.
Autor: Pedro Jóia
Intérprete: Tomás Luzia
Título: Mais Real Que O Amor
Música: Pedro Jóia
Letra: Tiago Torres da Silva
8: “Abensonhado” – Jimmy P
Jimmy P foi o último artista a subir ao palco do Festival da Canção.
Autor: Jimmy P
Intérprete: Jimmy P
Título: Abensonhado
Música: Jimmy P
Letra: Jimmy P
DAS SEMIFINAIS À FINAL
Bárbara Tinoco, Blasted Mechanism, Cláudio Frank, Dub.Io feat. +351, Elisa, Elisa Rodrigues, Filipe Sambado, Ian Mucznick, J. Jazz, Jimmy P., Judas, Kady, Luiz Caracol & Gus Liberdade,MEERA, Tomás Luzia e Throes + The Shine vão ser os músicos que vão tentar representar Portugal na edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção.
António Avelar Pinho, Blasted Mechanism, Cláudio Frank ("Masterclass"), Dino D'Santiago, Dúbio feat. +351 (Seleção Aberta), Elisa Rodrigues, Filipe Sambado, Hélio Morais, Jimmy P, João Cabrita, Marta Carvalho, Meera, Pedro Jóia, Rui Pregal da Cunha, Throes + The Shine e Tiago Nacarato foram os compositores escolhidos para criarem os temas a concurso na edição de 2020 do Festival da Canção.
Doa 16 compositores participantes, 14 foram convidados pela RTP e os outros dois – que competem na segunda semifinal - escolhidos através de dois concursos.
De cada semifinal serão selecionadas, como finalistas, quatro canções. Na final de 7 de março, que terá lugar no Coliseu Rondão Almeida, em Elvas, serão apresentadas oito canções.
A final, em Elvas, será conduzida por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Inês Lopes Gonçalves irá estar nas três cerimónias, a partir da green room.
Comentários