O ilustrador português André Letria venceu dois prémios de ilustração, na Coreia do Sul e na China, com o livro "A Guerra", escrito por José Jorge Letria e editado este ano, revelou a editora Pato Lógico.
Os norte-americanos Sun Araw e Josephine Foster, os portugueses PAUS e a brasileira Bia Ferreira são alguns dos nomes que vão passar pelo Salão Brazil, situado na Baixa de Coimbra, durante o primeiro trimestre de 2019.
A editora Contraponto apresenta no próximo dia 4 de janeiro uma nova coleção de biografias de “Grandes Figuras da Cultura Portuguesa” contemporâneas, que pretende que sejam mais do que “meros repositórios de factos por ordem cronológica”.
A atriz Manuela Cassola, que esta quarta-feira, em Portalegre, aos 93 anos, iniciou carreira como cantora lírica, seguiu pelo teatro de Lorca e Ibsen, e ficou conhecida na televisão, aos 80 anos, como criada Justina, na série "Inspetor Max".
Um retrato crítico da sociedade vitoriana é como Ricardo Neves-Neves define “Alice no País das Maravilhas”, que o ator e encenador adaptou da obra de Lewis Carroll e que hoje se estreia no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
Um novo romance da norte-americana Toni Morrison, "Love", e um da italiana Susana Tamaro, "O Teu Olhar Ilumina o Mundo", estão entre as novidades editoriais para o primeiro semestre de 2019 da Editorial Presença.
22 juntaram-se num disco, com alguns inéditos, para apoiar o festival de surf e música Gliding Barnacles, na Figueira da Foz, cujas instalações foram afetadas pela tempestade Leslie, em outubro.
A obra vencedora do Prémio Oceanos de literatura, “Câmera lenta”, da escritora brasileira Marília Garcia, vai ser publicada em 2019, em Portugal, pela Tinta-da-China, revelou a autora, numa entrevista dada à Lusa, a propósito da atribuição do prémio.
A Fundação EDP iniciou o processo de escolha da futura direção do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, que irá substituir Pedro Gadanho, a partir do segundo semestre de 2019, indicou hoje fonte daquela entidade.
A TVI perdeu o recurso que apresentou no Tribunal da Relação, continuando obrigada a ocultar nos seus conteúdos a identidade de um jovem adotado por um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus visado nas reportagens “Segredo dos Deus”.
Os Black Sabbath, Dionne Warwick e Julio Iglesias estão entre os distinguidos com os prémios especiais de mérito dos Grammy, que serão entregues em maio, anunciou a Academia de Artes e Ciências de Gravação.
Os norte-americanos Prophets of Rage, os britânicos Skunk Anansie e Fischer-Z e os portugueses Linda Martini são os primeiros nomes confirmados para o festival de música de Vilar de Mouros de 2019, anunciou hoje a organização.
O festival Sonic Blast vai passar a ser de três dias em 2019, anunciou hoje a organização do evento que confirmou ainda os primeiros oito nomes, entre os quais os norte-americanos Om e The Obsessed.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu hoje parecer favorável às mudanças na Direção de Informação da RTP, mas a decisão mereceu uma declaração de voto crítica do presidente do regulador.
O “Pop Galo” criado pela artista Joana Vasconcelos vai “cantar”, a partir de 07 de dezembro, em Barcelos, cidade onde permanecerá até setembro de 2019, por um valor de 70 mil euros, anunciou hoje fonte municipal.
Vários artistas portugueses apelaram, numa carta aberta dirigida à RTP, responsável pela escolha do representante nacional no concurso, ao boicote de Portugal ao Festival Eurovisão da Canção, que em 2019 irá decorrer em Telavive, Israel.
Uma das “grandes componentes da literatura portuguesa contemporânea” é como o escritor Vamberto Freitas descreve Natália Correia, na passagem dos 25 anos da sua morte, efeméride que será assinalada com um colóquio na quinta e na sexta-feira, nos Açores.
A fadista Maria Emília, que definiu o fado como “um namorado, um companheiro para toda a vida”, com quem desabafa angústias e felicidades, apresenta o seu álbum de estreia, na sexta-feira, no Teatro Tivoli, em Lisboa.
O conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em França, João Pinharanda, disse hoje, em Paris, que a exposição "Os contos cruéis de Paula Rego" é um “primeiro passo” para dar a conhecer a artista ao público francês.