A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou hoje a morte do músico e produtor José Mário Branco, dizendo que “resistir, em Portugal, terá sempre um disco [seu] como banda sonora”.
A fadista Argentina Santos, que hoje morreu aos 95 anos, despediu-se dos palcos em abril de 2015, colocando fim a uma carreira iniciada “por mero acaso” na sua Parreirinha de Alfama, em Lisboa, durante a qual pisou palcos internacionais.
O cantor norte-americano Lionel Richie regressa a Portugal em 2020 para um concerto, no âmbito do festival CoolJazz, que decorre no verão em vários locais de Cascais, foi hoje anunciado.
O cantor Miguel Ângelo edita hoje “Nova(pop)”, álbum criado em colaboração com quatro “nomes da nova pop portuguesa” (Chinaskee, D’Alva, Filipe Sambado e Surma), e que serve para assinalar os 35 anos de carreira do vocalista dos Delfins.
A cantora, compositora e produtora musical espanhola Rosalía foi a grande vencedora dos Grammy Latinos, ao conquistar três prémios, um deles o Álbum do Ano, por "El mal querer".
O escritor angolano Ondjaki e os brasileiros Julián Fuks e Chico Buarque fazem parte da lista de nomeados ao Prémio Literário Internacional de Dublin 2020, que distingue obras escritas em inglês ou traduzidas para aquela língua, foi hoje anunciado.
Biografias dos músicos Zé Pedro, David Bowie e Elton John, um livro de Julio Cortázar inédito em Portugal, o primeiro volume da trilogia de Marlon James e um novo romance de Chico Buarque são algumas novidades literárias deste mês.
Em “À Minha Maneira”, livro cujo primeiro volume é editado hoje, a jornalista Ana Ventura pôs os elementos dos Xutos & Pontapés a contarem, na primeira pessoa, a história e histórias da banda, simulando um diálogo com o leitor.
Os suecos Meshuggah, os portugueses Bizarra Locomotiva e os norte-americanos Of Mice & Men atuam em 2020 no VOA – Heavy Rock Festival, que decorre a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional, em Oeiras, anunciou hoje a organização.
A vida e a morte estão no centro de um novo espetáculo de dança que a coreógrafa Olga Roriz vai estrear a 1 de novembro no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, anunciou hoje a companhia da criadora.
O vocalista e guitarrista dos Linda Martini, André Henriques, vai estrear-se a solo em 2020, com um álbum cujo tema de apresentação deverá ser divulgado ainda este ano.
O compositor e escritor brasileiro Chico Buarque lança, no próximo mês, a sua nova obra, "Essa Gente", um romance passado no Rio de Janeiro, que narra a vida de um escritor decadente, num vazio criativo e emocional.
O escritor moçambicano Mia Couto afirmou hoje que vai contactar outros vencedores do Prémio Camões para tomarem uma posição conjunta contra a indicação do Presidente brasileiro Bolsonaro de que poderá não assinar o diploma do prémio a Chico Buarque.
“O Ladrão de Frutas”, o mais recente romance de Peter Handke, distinguido hoje com o Prémio Nobel da Literatura 2019, “deverá sair em Portugal no próximo ano”, disse à Lusa o editor Francisco Vale, da Relógio d'Água.
Autora de obras assentes no passado do seu país, a escritora polaca Olga Tokarczuk, Prémio Nobel da Literatura de 2018, é um nome maior da literatura europeia, que começou a ser revelado ao mundo a partir de 2018.
Dois dias seguidos de fado e uma peça de teatro em português fazem parte do 21.º Festival Internacional de Artes da China, na cidade de Xangai, que arranca a 18 de outubro.
O compositor e escritor Chico Buarque afirmou hoje que uma eventual não assinatura do seu diploma do Prémio Camões, por parte do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, equivalerá a uma dupla distinção.
O festival Amplifest volta sábado e domingo após dois anos de ausência, levando ao Hard Club nomes como Inter Arma ou Daughters, em estreia, além dos regressos de Amenra ou Deafheaven.
O universo da canção de protesto vai estar em destaque, entre quinta-feira e domingo, na vila de Grândola, distrito de Setúbal, com espetáculos, colóquios, exposições e documentários para divulgar este género musical, foi hoje divulgado.