O escritor Álvaro Magalhães, com mais de 40 anos de atividade literária, estreia-se na narrativa para o público pré-escolar, com os títulos “Para onde foi o verão” e “Monstruário”, anunciouna sexta-feira a Porto Editora, que chancela as obras.
‘Reviver de memórias perspetivando o futuro’ é assim que é esperada a reabertura do Cine-Teatro Turim, em Benfica, depois de mais de uma década de portas fechadas, no mês em que assinala os 40 anos de vida.
A exposição “Natália Correia e António Quadros, Amigos, Intelectuais, Juntos na chegada, Juntos na partida” é inaugurada na próxima segunda-feira, às 15h00, na Fundação António Quadros, no edifício da Biblioteca Municipal de Rio Maior, no distrito de Santarém.
A segunda edição do festival da editora Cuca Monga vai decorrer no dia 4 de outubro, em espaços das ruas do Centro Cultural e Acácio de Paiva, no Bairro de Alvalade, em Lisboa, para “celebrar a rua onde a editora nasceu”, anunciou hoje aquela entidade.
O festival MIL, que vai realizar a 7.ª edição entre 27 e 29 de setembro em Lisboa, encerrou na sexta-feira o cartaz e vai contar com palestras de artistas como o espanhol Niño de Elche, o português DJ Marfox e a brasileira Bia Ferreira.
O ex-jornalista José Jorge Letria recuperou uma entrevista que fez ao escritor Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013) para “O Livro Aberto de Uma Vida Ímpar”, e publica uma nova edição da obra na próxima terça-feira, para assinalar o centenário do escritor.
A exposição de pintura "Entre Os Bichos", de José Grazina, é inaugurada a 14 de setembro, às 18h00, na Biblioteca Camões, em Lisboa, onde permanecerá até 13 de outubro, anunciou aquele espaço cultural.
Os proprietários e arrendatários do centro comercial Stop foram hoje notificados pelos serviços da Câmara Municipal do Porto de que têm até 10 dias úteis para desocupar o edifício.
Os 50 anos da criação do Movimento dos Capitães vão ser assinalados no sábado, no Monte do Sobral, em Alcáçovas, Viana do Alentejo, numa iniciativa que marca uma nova fase das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.
A banda norte-americana de rock psicadélico Nebula, um dos nomes mais afirmados daquele género musical, vai voltar a Portugal para uma atuação no RCA Club, em Lisboa, no 5 de outubro, anunciou hoje a promotora.
Um livro de histórias de Pedro Almodóvar, o romance vencedor do Pulitzer 2023, uma banda desenhada de Marjane Satrapi em homenagem a Mahsa Amini e um ensaio de Djaimilia Pereira de Almeida são algumas novidades da rentrée da Penguin.
A reedição do álbum “Venham Mais Cinco”, de José Afonso, pela editora Mais 5, está entre os nomeados para os prémios dos críticos de discos da Alemanha, anunciou hoje a companhia portuguesa.
Os norte-americanos Dead Poet Society vão estrear-se em Portugal com um concerto no Lisboa Ao Vivo, no dia 16 de fevereiro do próximo ano, anunciou hoje a promotora.
Três novas gravações em estúdio de Bob Dylan de clássicos do cantautor norte-americano, vindos dos anos de 1960 e 1970, vão ser levadas a “venda privada” pela Christie’s, em Nova Iorque, anunciou hoje a leiloeira.
O angolano Matias Damásio protagoniza o concerto inaugural do ciclo “Grandes Concertos do Casino Estoril”, a ocorrer no próximo dia 22, no Lounge D da casa de espetáculos e lazer, no concelho de Cascais.
O festival Ovar Expande de 2023 decorre de 19 a 21 de outubro, propondo concertos por artistas como Tó Trips, Sean Riley, Lika e Best Youth, além de ‘masterclasses’ técnicas e palestras sobre fotografia cénica e financiamento cultural.
A Bienal de São Paulo, no Brasil, dá hoje início à sua 35.ª edição, sob o tema “Coreografias do Impossível”, com mais de 100 artistas participantes, entre os quais os portugueses Carlos Bunga e Raquel Lima.
A música vai servir de pretexto para valorizar os patrimónios arquitetónico, paisagístico e histórico do concelho de Condeixa-a-Nova, onde se realiza a quarta edição do Musas – Festival das Artes de Conímbriga, de sábado a dia 23.
O músico David Bruno vai parar a carreira a solo após os concertos desta semana, no Porto e em Faro, mas explicou à Lusa que não vai deixar de trabalhar, antes “deixar salgar” ideias e projetos até voltar.
O rap é um catalisador e um espaço embrionário do movimento antirracista que se formou em Portugal a partir dos anos 1990, assumindo-se como lugar de denúncia, mas também instrumento de consciencialização, concluiu uma tese de doutoramento.
A estreia em Portugal do escritor italiano Marco Balzano, com o romance “Eu Fico Aqui”, e o regresso de uma das principais obras de Margaret Atwood, “Olho de Gato”, há muito esgotada, são os destaques da Bertrand Editora, hoje anunciados.
A Administração do Condomínio do centro comercial Stop assegurou hoje não existir qualquer mudança das condições de funcionamento daquele edifício e que a Câmara do Porto não comunicou alteração ou despacho nesse sentido.
A exposição "Plug-in. Joana Vasconcelos", que incluirá "Árvore da Vida", e "O Castelo Surrealista de Mário Cesariny” (1923-2006) estão entre as exposições que são inauguradas a partir de 29 de setembro no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.
O monólogo “Todas As Coisas Maravilhosas”, interpretado por Ivo Canelas, internacionaliza-se pela primeira vez, em Luanda, depois de quatro temporadas esgotadas em Lisboa, chegando à cena na capital angolana nos dias 8 e 9 de setembro.