Jennifer Lame foi esta madrugada a primeira mulher a vencer o Óscar de Melhor Montagem numa década, pelo seu trabalho no filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan.
O realizador britânico Jonathan Glazer, distinguido esta noite com o Óscar de Melhor Filme Internacional por "A zona de interesse", alertou para os riscos da desumanização, num discurso em que lembrou as vítimas da guerra entre Israel e o Hamas.
No campo de refugiados de Jenim, no norte da Cisjordânia, Palestina, onde não há lugar para as crianças brincarem, as instalações do The Freedoom Theatre, teatro da Liberdade, são o único local onde “podem crescer como crianças”.
O filme “From the End of the World”, do realizador japonês Faz I Kirby, venceu o prémio de melhor filme da 44.ª edição do festival de cinema Fantasporto, cuja programação contou com cerca de uma centena de obras.
A canção que irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suécia, é hoje escolhida entre as 12 que competem na final do Festival da Canção, que celebra este ano o 60.º aniversário.
O festival Encontro de Cinema de Bergamo, que começa hoje em Itália, vai traçar uma diagonal ao mais recente cinema português de animação, de José Miguel Ribeiro a João Gonzalez.
A música tradicional portuguesa misturou-se com a eletrónica, os sons de objetos do quotidiano e letras para fazerem pensar e resultou na música criada pela cantora Ana Lua Caiano, cujo álbum de estreia é editado na sexta-feira.
O produtor português Humberto Santana considera que o cinema português de animação pode ser sustentável e rentável, mas tem de ser encarado pelo Governo como uma atividade empresarial na qual investir, disse à agência Lusa.
As salas de cinema registaram, em fevereiro, cerca de 845 mil espectadores e 5,1 milhões de euros de bilheteira, o que representa um aumento de mais de 20% comparado com fevereiro de 2023, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
As homenagens fúnebres à atriz Estrela Novais, que morreu aos 70 anos, iniciaram-se esta sexta-feira à tarde, em Lisboa, e o funeral realiza-se hoje no Crematório dos Olivais, transmitiu à Lusa um amigo da família.
A Fundação José Saramago doou à Biblioteca Nacional de Portugal a parte do espólio do escritor que inclui correspondência, diários de viagem e notas preparatórias para os romances “Memorial do Convento” e “A Jangada de Pedra”, foi hoje anunciado.
O compositor bracarense Francisco Fontes vai estrear no domingo a peça de música contemporânea inspirada no "Livro do Desassossego" de Fernando Pessoa, "Fragmentos de Vida", no Centro de Belas Artes de Bruxelas, foi hoje revelado.
Um festival dedicado à palavra, que este ano homenageia o vocábulo liberdade, começa hoje, em Lisboa, com sessões de debate em diferentes livrarias, numa iniciativa que pretende refletir sobre as palavras e promover as livrarias de rua.
A cidade de Coimbra vai celebrar Luís de Camões no dia do aniversário da primeira impressão d’"Os Lusíadas", proporcionando uma viagem científica e poética com uma das maiores figuras da literatura lusófona, revelou hoje a organização.
O festival O Sol da Caparica, no concelho de Almada, vai ser organizado por um novo consórcio de duas empresas nos próximos três anos, recebendo o município uma contrapartida financeira de 123 mil euros.
As escritoras portuguesas Lídia Jorge e Inês Castel-Branco participam este ano na Feira do Livro de Bogotá, que decorre de 17 de abril a 2 de maio, tendo a natureza como mote e o Brasil como país convidado.
A nova série “The Gentlemen: Senhores do Crime”, que se estreia esta quinta-feira, 7 de março, na Netflix, explora o sistema de classes e o submundo britânico numa produção em que Guy Ritchie leva para o pequeno ecrã um universo que criou para o cinema.
A segunda edição do FLIM - Festival Literário de Mealhada, que se realiza de 21 a 23 de março, vai colocar em destaque autores e artistas que lutaram pela liberdade, anunciou a Câmara Municipal.
Um fado com António Zambujo e o rapper Chullage e uma canção em crioulo da Guiné, com o cantor Remna, são as principais novidades do novo álbum de Nancy Vieira, que a artista apresenta na sexta-feira num concerto em Lisboa.
A atriz Isabel Abreu e o ator Tónan Quito sobem hoje ao palco do Odéon-Théâtre de l’Europe, em Paris, na estreia de “Hamlet”, uma nova adaptação da tragédia de Shakespeare pela encenadora brasileira Christiane Jatahy.
“Vemo-nos em agosto”, inédito de Gabriel García Márquez, é um romance “exuberante” e feminino que o autor disse que queria destruir, mas que os filhos publicaram, deixando, assim, disponível para os leitores toda a obra do Nobel da literatura.
O espetáculo “Casa Portuguesa”, do diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), Pedro Penim, vai voltar a estar em cena em Lisboa, a partir de 9 de maio, no Teatro Maria Matos, foi hoje anunciado.
A banda britânica UB40 é a mais recente novidade do cartaz musical da edição deste ano da feira Ovibeja, que vai decorrer em Beja, entre 30 de abril e 5 de maio, foi hoje anunciado.
Entre ténis, latas de tinta, bicicletas e ao som de hip-hop, o projeto Kriativu, em Chelas, surge como um espaço seguro para a criação jovem, que o Livre propõe disseminar por todo o país.