A 50.ª edição da Feira do Livro do Funchal registou 10.057 livros vendidos, cerca do dobro em relação ao ano anterior, anunciou esta segunda-feira a Câmara Municipal, considerando que o evento foi um sucesso.
A fadista Célia Leiria estreia-se como compositora no seu novo álbum, “Mulher Amor”, assinando com Pedro Amendoeira uma das dez composições do alinhamento.
A estreia do ciclo de canções de Nuno Côrte-Real, com Maria Mendes e a Filarmónica Arturo Toscanini são alguns dos destaques da Temporada Darcos, do Ensemble de Darcos, sob a direção artística do maestro Côrte-Real, que decorre até dezembro.
O Festival Eyecontact de Artes para Autistas irá decorrer entre 16 e 17 de março na Fundação Champalimaud, em Lisboa, para promover a inclusão de autistas artistas no mercado de trabalho da arte e cultura, anunciou a organização.
O evento Ibérium Cafés Walk & Dance realiza-se em Freamunde, Paços de Ferreira, de 28 a 30 de março, com “música portuguesa emergente” e “sons bem conhecidos do público”, segundo a organização.
A amizade entre a artista Graça Morais e o escritor José Saramago (1922-2010) vai ser evocada quinta-feira numa exposição com obras de ambos e inéditos de um coletivo de artistas na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Uma consultora que vive no Algarve e publicou um livro com edição de autor decidiu lançar uma iniciativa solidária, revertendo as receitas da venda para proporcionar uma colónia de férias a crianças carenciadas, contou a própria à Lusa.
O filme “Ice Merchants”, do realizador português João Gonzalez, foi duplamente premiado no Japão, no âmbito do Festival de Animação de Tóquio, foi hoje anunciado.
O Húmus – Festival Literário de Guimarães decorre entre terça-feira e sábado, inspirado nos 50 anos do 25 de Abril, e com a presença de Valter Hugo Mãe, Maria do Rosário Pedreira, Rita Redshoes e Afonso Cruz.
As curtas-metragens portuguesas “Sopa Fria” e “Quase Me Lembro” estão nomeadas para os Prémios Quirino de Animação Ibero-Americana, anunciou a organização em Málaga, Espanha.
Cillian Murphy, que venceu o Óscar de Melhor Ator na 96.ª edição dos prémios da Academia, sentiu-se “atordoado, humilde, grato e orgulhoso” por ser o primeiro irlandês a receber a distinção, disse o ator nos bastidores da cerimónia.
O realizador Christopher Nolan, grande vencedor dos Óscares esta madrugada, considerou “marcante” a resposta do público ao seu filme “Oppenheimer” e disse que a resposta à proliferação de armas nucleares deve ser o ativismo e não o desespero.
Emma Stone ficou “muito chocada” pela vitória como Melhor Atriz nos Óscares e disse, nos bastidores da cerimónia, que rasgou o vestido durante a atuação de “I’m Just Ken”, por Ryan Gosling.
O filme “20 days in Mariupol”, do jornalista ucraniano Mstyslav Chernov, sobre o cerco à cidade ucraniana durante a invasão militar russa, venceu esta noite o Óscar de Melhor Documentário, da Academia de Cinema de Hollywood.
O sucesso de “American Fiction”, um filme independente que desafia os estereótipos associados aos afro-americanos, demonstra que há mercado para visões mais amplas e mais diversas, disse esta noite o vencedor do Óscar de Melhor Argumento Adaptado, Cord Jefferson.
Jennifer Lame foi esta madrugada a primeira mulher a vencer o Óscar de Melhor Montagem numa década, pelo seu trabalho no filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan.
O realizador britânico Jonathan Glazer, distinguido esta noite com o Óscar de Melhor Filme Internacional por "A zona de interesse", alertou para os riscos da desumanização, num discurso em que lembrou as vítimas da guerra entre Israel e o Hamas.
No campo de refugiados de Jenim, no norte da Cisjordânia, Palestina, onde não há lugar para as crianças brincarem, as instalações do The Freedoom Theatre, teatro da Liberdade, são o único local onde “podem crescer como crianças”.
O filme “From the End of the World”, do realizador japonês Faz I Kirby, venceu o prémio de melhor filme da 44.ª edição do festival de cinema Fantasporto, cuja programação contou com cerca de uma centena de obras.
A canção que irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suécia, é hoje escolhida entre as 12 que competem na final do Festival da Canção, que celebra este ano o 60.º aniversário.
O festival Encontro de Cinema de Bergamo, que começa hoje em Itália, vai traçar uma diagonal ao mais recente cinema português de animação, de José Miguel Ribeiro a João Gonzalez.
A música tradicional portuguesa misturou-se com a eletrónica, os sons de objetos do quotidiano e letras para fazerem pensar e resultou na música criada pela cantora Ana Lua Caiano, cujo álbum de estreia é editado na sexta-feira.
O produtor português Humberto Santana considera que o cinema português de animação pode ser sustentável e rentável, mas tem de ser encarado pelo Governo como uma atividade empresarial na qual investir, disse à agência Lusa.
As salas de cinema registaram, em fevereiro, cerca de 845 mil espectadores e 5,1 milhões de euros de bilheteira, o que representa um aumento de mais de 20% comparado com fevereiro de 2023, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).