O coreógrafo brasileiro Marcelo Evelin estreia no sábado, em Almada, a performance "Barricada", com trinta bailarinos, que propõe pensar "a proximidade como forma de resistência" e "o estar juntos como posição política", na Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada.
Quinze espetáculos integram a programação do Festival de Teatro de Pombal, que tem início a 4 de março e que estende a oferta cultural a sete freguesias daquele concelho do distrito de Leiria.
Diogo Infante, Pedro Abrunhosa, Mariza, Carlos Mendes, Gisela João e Selma Uamusse são alguns dos artistas portugueses que se insurgiram hoje nas suas páginas em redes sociais contra a invasão russa da Ucrânia.
O cantor angolano Yuri da Cunha manifestou hoje, em Luanda, emoção por participar no dia 31 de março, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, num espetáculo com o grupo musical Força Suprema, “cada vez mais velhos, mais maduros”.
A coreografia "Symphony of Sorrows", de Miguel Ramalho, regressa ao Teatro Camões em março, com um elenco alargado de bailarinos, após ter sido a primeira obra dançada pela Companhia Nacional de Bailado, a seguir ao primeiro confinamento de 2020.
O Encontro Internacional de Jazz do Litoral Alentejano, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), regressa, a partir de sexta-feira, ao “ritmo normal” dos formatos anteriores à pandemia de COVID-19, dando destaque ao jazz e blues.
O músico brasileiro Pierre Aderne leva a tertúlia musical Rua das Pretas aos palcos dos coliseus de Lisboa e do Porto, em março e abril, anunciou hoje a promotora dos espetáculos.
Obras de artistas como Cruzeiro Seixas, Marcelino Vespeira e Malangatana poderão ser vistas lado a lado com outras de Salvador Dalí, Marcel Duchamp e Pablo Picasso, a partir de quinta-feira, numa exposição sobre o surrealismo no museu Tate Modern, em Londres.
A Queima das Fitas do Porto 2022 regressa de 1 a 7 de maio, depois de ter sido cancelada nos últimos dois anos devido à pandemia, avançou hoje à Lusa a presidente da Federação Académica do Porto.
A Câmara do Porto adiantou hoje que o Cine-Teatro Vale Formoso e Grupo de Moradias, na freguesia de Paranhos, foram classificados como conjunto de interesse municipal, bem como o Conjunto no Ouro, em Lordelo do Ouro e Massarelos.
A peça “Monólogo de Uma Mulher Chamada Maria Com a Sua Patroa”, de Sara Barros Leitão, é apresentada pela atriz, no dia 26, às 21h00, no auditório municipal António Silva, no Cacém (Sintra).
Uma exposição de Delphim Miranda e um espetáculo sobre a viagem de uma menina chamada Música são as propostas para a tarde de 5 de março na Casa da Marioneta, em Lisboa.
O espectáculo “Parallax”, de Inês Garrido, com interpretação de Maria Luís Cardoso, vai estar em cena no Centro de Artes de Lisboa (CAL), de 23 a 25 de fevereiro, com sessões às 21h00.
A companhia alemã Rimini Protokoll regressa a Lisboa, onde, de 24 a 26 de fevereiro, apresenta, no Teatro do Bairro Alto, o espetáculo “Conferência de Ausentes”.
A feira de música MUMI 2022 vai decorrer entre 29 de setembro e 1 de outubro, entre Tui (Espanha) e Valença (Portugal), ligando as “indústrias musicais galega e portuguesa na Eurocidade Tui-Valença”, anunciou hoje a organização do evento.
A 4.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, que distinguem artistas, álbuns e músicas de produção portuguesa, vai acontecer a 5 de maio no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, “com sala cheia”, foi hoje anunciado.
O autor espanhol Miguel Gallardo, "um dos nomes importantes da banda desenhada em Espanha", morreu na segunda-feira, em Barcelona, aos 66 anos, em consequência de um cancro, revelou a sua agente literária.
Ana Moura, Mariza e Carolina Deslandes são três dos dez cantores nomeados para Melhor Música do ano 2021, em Portugal, pelo concurso a aRi[t]mar, da Galiza, foi hoje anunciado.
Concertos de música coral, antiga, jazz e para banda filarmónica constam do programa do Festival Antena 2, que começa na quarta-feira, no Teatro Nacional S. João, no Porto.
A Câmara de Castro Verde classificou o cante alentejano como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, para “promover a contínua preservação e valorização desta expressão artística identitária” do Alentejo, foi hoje divulgado.
O livro "Para que serve?", de José Maria Vieira Mendes e Madalena Matoso, e um livro ilustrado por Rachel Caiano foram distinguidos pela Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália, foi hoje anunciado.
O fadista Ricardo Ribeiro é um dos artistas que vai atuar em março no Teatro Municipal da Covilhã (TMC), cuja programação mensal apresenta propostas nas áreas da música, dança e teatro.