Os norte-americanos Pavement estreiam-se esta sexta-feira em palcos portugueses, no festival NOS Primavera Sound, que decorre até à madrugada de domingo, no Porto, e cujo cartaz do segundo dia inclui também Beck, King Krule, Slowdive e Shellac, entre outros.
O fadista Paulo Bragança edita esta sexta-feira o primeiro disco do seu novo projeto musical dedicado ao trovador Adriano Correia de Oliveira, músico que completaria este ano o seu 80.º aniversário.
O NOS Primavera Sound está de regresso ao Porto, após dois anos de interregno devido à pandemia de COVID-19, para “alegria” dos festivaleiros que assumem estar “com enormes saudades de retomar a vida normal” e “sem receio” dos ajuntamentos.
Os músicos Joep Beving, Edu Lobo e Mônica Salmaso, Lisa Gerrard, Christian Loffler e Detected Ensemble são alguns dos nomes anunciados para o 13.º Festival Misty que, a partir de 31 de outubro, vai decorrer em nove cidades.
Duas dezenas de filmes portugueses, de realizadores como Leonor Teles, Paulo Carneiro e Laura Carreira, vão ser exibidos este mês no centro Anthology Film Archives, em Nova Iorque, revelou a organização.
A exposição de Paula Rego, com trabalhos em pintura, desenho e gravura, que está patente na Casa das Histórias, em Cascais, vai ser prolongada até 2 de outubro, em homenagem à pintora, que morreu na quarta-feira, em Londres.
O Festival Rock Nordeste tem reencontro marcado com o público, a 24 e 25 de junho, com dois dias de concertos gratuitos ao ar live, em Vila Real, e um cartaz exclusivamente dedicado à música portuguesa.
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento da pintora Paula Rego, que nasceu na cidade e foi “um dos grandes vultos da arte contemporânea portuguesa e internacional”.
O Festival Músicas do Mundo (FMM), que regressa a Sines (Setúbal) de 22 a 30 de julho, distingue-se pela “inclusão dos artistas de várias geografias periféricas e de culturas muitas vezes esquecidas”, destacou o diretor artístico.
As sessões de música eletrónica Brunch Electronik regressam, entre julho e setembro, à Tapada da Ajuda, em Lisboa, após dois anos de pausa devido à pandemia da COVID-19, com um cartaz que inclui Laurent Garnier, Fisher e Paco Osuna.
O escritor Mário de Carvalho venceu, por unanimidade, o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, com a obra "De maneira que é claro…", revelou hoje a Associação Portuguesa de Escritores.
A Direção-Geral das Artes (DGARTES) negou hoje responsabilidade nos salários em atraso de abril e maio na Orquestra do Norte, indicando que a situação é da responsabilidade da entidade gestora.
Um total de 46 concertos de músicos de quatro continentes preenche o Festival Músicas do Mundo, que regressa a Sines (Setúbal) de 22 a 30 de julho, oferecendo uma “grande variedade de estilos e pontos de vista”.
Marcelo Rebelo de Sousa destacou hoje a recente compra de obras da pintora Paula Rego pela Fundação Calouste Gulbenkian, "mesmo no final da sua vida", e pediu que Estado e privados completem essa iniciativa.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, lembrou hoje Paula Rego como uma “artista da metáfora e do real”, realçando a sua “forte ligação à experiência portuguesa”.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que o Governo decidiu decretar um dia de luto nacional pela morte da pintora Paula Rego, destacando-a como uma artista de qualidade excecional e com grande reconhecimento internacional.
O Governo vai decretar, em articulação com o Presidente da República, luto nacional pela morte da pintora Paula Rego, indicou hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Cultura.
O presidente da Câmara de Cascais, concelho onde se situa a Casa das Histórias Paula Rego, vai decretar um dia de luto municipal na quinta-feira pela morte da pintora, hoje, aos 87 anos, anunciou a autarquia.
Uma das exposições mais aguardadas da Temporada Cruzada França-Portugal abre-se sexta-feira no Museu do Louvre, em Paris, com 13 obras da pintura portuguesa dos séculos XV e XVI a lembrarem a importância deste período da arte portuguesa.
O “Painel Mercado do Povo”, pintado em Belém há 48 anos pelo Movimento Democráticos dos Artistas Plásticos, vai ser recriado na sexta-feira, nos Jardins do MAAT, em Lisboa, por 48 artistas, incluindo alguns dos envolvidos na pintura original.
Gilmário Vemba, Aldo Lima, Diana Nogueira e Rui Xara são alguns dos nomes do cartaz do palco comédia do Festival Sol da Caparica, que se realiza de 11 a 15 de agosto, anunciou a organização.