Concertos, lançamentos de discos e apresentação de livros compõem a Festa do Cante 2022, que arranca na sexta-feira, em Serpa (Beja), para comemorar os oito anos do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
“A Fada Oriana”, de Sophia de Mello Breyner, é o terceiro livro bilingue da escritora portuguesa que a editora Oxalá publica na Alemanha, depois de “A Menina do Mar” e “O Rapaz de Bronze”.
O choque entre um pugilista velho, fechado num lar, e um jovem que o tribunal obriga a ali prestar serviço cívico é o centro da peça “O Coração de um Pugilista”, a estrear sábado no Teatro Aberto, em Lisboa.
Quatro estranhos são desafiados a encontrar uma noz em palco, lidando com os seus limites pessoais, mergulhando numa caixa cheia de segredos e obrigados a falar várias línguas, na peça “Tabu”, a estrear pela companhia O Bando na quinta-feira, em Palmela.
Mais de 70 artistas nacionais e internacionais vão participar, de 5 a 18 de novembro, na 6.ª edição do Braga em Risco, um encontro que “celebra” a ilustração, o livro e a literatura infantojuvenil, anunciou o município.
O percurso e o legado da escritora, cineasta e dramaturga francesa Marguerite Duras estão em destaque na última criação do ciclo “A Importância de Ser”, de Miguel Bonneville, que se estreia em novembro, no Teatro Viriato, em Viseu.
A cantora cabo-verdiana Mayra Andrade regressa ainda este ano a Portugal para quatro concertos de voz e violão, em Lisboa, Porto, Leiria e Coimbra, foi hoje anunciado.
A obra “Liberdade”, de Fernanda Sesifredo, de Redondo, foi a vencedora da edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo (Évora), revelou hoje o município alentejano.
Cerca de 30 filmes e documentários de realizadores são-tomenses e internacionais serão apresentados durante a quinta edição do São Tomé Festfilm, que decorre no país entre quarta-feira e sábado, destacando-se obras sobre alterações climáticas direcionadas às crianças.
O festival de música eletrónica e arte digital Semibreve, que começa na quinta-feira em Braga, premiou e vai expor uma obra interativa de duas artistas russas, de apoio aos protestos contra o regime russo, revelou a organização.
Bailes, concertos, oficinas, teatro ou performances são algumas das atividades que preenchem o programa do Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes, que vai decorrer em Évora, de 18 a 20 de novembro, foi hoje anunciado.
Cinquenta e cinco espetáculos apresentados por 25 companhias de Almada, Lisboa, Cascais e Sintra em nove espaços de Almada preenchem o programa da 26.ª Mostra de Teatro do concelho, que começa a 4 de novembro, anunciou a organização.
O documentário "Viagem ao Sol", de Susana Sousa Dias e Ansgar Schaefer, recebeu uma menção especial no festival Archivio Aperto, que terminou na segunda-feira em Bolonha, Itália, revelou a agência Portugal Film.
Os mitos da masculinidade e os preconceitos que existem sobre os homens foram abordados na segunda-feira num ‘workshop’ do ativista Roy Galán, que envolveu cerca de 15 jovens, dos 15 aos 19 anos, em Ponta Delgada, Açores.
A Temporada Portugal-França 2022 despede-se esta semana, com uma programação em Lisboa que, entre os dias 28 e 30 de outubro, vai oferecer espetáculos de música, vídeo, teatro, cinema e escultura, anunciaram os programadores.
A escritora brasileira Hilda Hilst, ícone de liberdade e transgressão, muitas vezes tomada como imoral, regressa esta semana ao mercado livreiro português, vários anos após as últimas publicações, numa antologia com a sua “melhor prosa” e vários inéditos.
O grupo editorial Penguin Random House criou uma nova chancela, Iguana, para publicar BD e livro ilustrado, porque há "um mercado grande, tanto de autores como de leitores", explicou a editora Amaia Iglesias, à Lusa.
Cenas da vida de um casal com uma filha de oito anos e outra mais nova são o centro da peça “Terreno Selvagem 2”, uma criação e encenação a seis mãos, a estrear-se na quarta-feira, no Teatro S. Luiz, Lisboa.
Silviano Santiago, de 86 anos, anunciado na segunda-feira o vencedor do Prémio Camões 2022 afirmou que este é um reconhecimento do seu “longo trabalho em literatura".
A polícia de Marrocos prendeu segunda-feira o rapper marroquino ElGrande Toto após denúncias apresentadas por seis pessoas que o acusam, nomeadamente de insultos, difamação e ameaças de morte.
O novo álbum da fadista Katia Guerreiro, “Mistura”, é editado em formato de livro, a 18 de novembro, um projeto que junta três produtores musicais, José Mário Branco, Tiago Bettencourt e Pedro de Castro.
Um documentário sobre Kanye West - agora Ye - foi cancelado devido aos mais recentes comentários antissemitas do rapper norte-americano, foi anunciado na segunda-feira, dia em que a agência de talentos CAA deixou de o representar.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, elogiou hoje o "perfil de intelectual interventivo" do escrito brasileiro Silviano Santiago, distinguido com o Prémio Camões.
O álbum de estreia de MONA LINDA, ‘alter ego’ de Edgar Correia de Conjunto Corona, “leonardo”, foi editado na passada sexta-feira e parte das vendas revertem para uma associação sem fins lucrativos que promove a saúde mental.