Concebidos inicialmente em 2003 por Pedro Almeida (bateria), Rui Rosa (baixo), João Menor (guitarra) e Paulo Figueiredo (guitarra), não demorou muito para que os Zella iniciassem aquele que seria o esboço da sua sonoridade através de um longo processo de composição.

Numa abordagem ao Rock Instrumental com elementos psicadélicos e sónicos traduziram-se assim os primeiros temas idealizados pelos Zella.

As dificuldades em encontrar alguém que desse corpo e voz as suas composições, levaram a que a banda assumisse o projecto como instrumental.

Em meados de 2006, Rui Rosa abandona os Zella, sendo substituído por Nuno Silva (baixo). No final do mesmo ano, o quarteto entra em estúdio para gravar alguns temas de apresentação, e quando já nada o fazia prever, Tóbel, vocalista que já havia colaborado com Pedro Almeida nos extintos Slamo, decide aceitar o convite deste para se juntar aos Zella.

Estreiam-se ao vivo em Março de 2008 no Tambor Q Fala (Seixal), perante uma lotação quase esgotada e com um balanço final francamente positivo.

Em Julho de 2008, divergências inerentes à orientação artística dos Zella culminam no abandono de Tóbel.

Em Agosto de 2008, os Zella participam em alguns concursos entre os quais o RRW, organizado pela Worten, no qual obtêm o 7º lugar.

Em Outubro de 2008 lançam através da edição de autor o primeiro registo oficial da banda, um E.P. homónimo com 4 temas gravado e misturado por Ricardo Mealha nos SoundProbe Studios.

É com este EP que desenvolvem o processo criativo de desmistificação da personagem criada pelos próprios e na qual se centram para o trabalho visual das apresentações ao vivo com a colaboração da dupla de vjs Nuno e Marisa.

No final do ano de 2008 a editora Californiana Poison Tree demonstrou interesse em trabalhar com o projecto e assinam um contrato para a distribuição digital do EP.

Actualmente encontram-se a trabalhar na promoção e divulgação do seu trabalho e a preparar temas para o próximo registo.

Para conheceres melhor este projecto visita: www.palcoprincipal.com/zella