A herança pós-punk tem sido fonte de inspiração para muitas bandas da geração 00, que recuperaram de alguma dessa música de inícios dos anos 80 a sua reconhecível carga sombria, dramática e intensa. Mas à medida que a década se aproximou do final, tornou-se difícil que a exploração dessas influências não acusasse agora algum desgaste, mesmo que tenha revelado vários nomes interessantes.

Embora o filão já esteja a dar sinais de cansaço, continuam a surgir novos grupos que buscam pontos de referência nos mesmos azimutes. É o caso dos londrinos White Lies, cujo álbum "To Lose My Life" (2009) não esconde - nem tenta - óbvias marcas dessa linhagem.

Se o facto do trio se vestir habitualmente de negro ou a própria capa do disco, de tons não menos soturnos, já sugeriam essa proximidade, as canções não deixam dúvidas de que a banda capta muito do sentido de urgência dos Joy Division, U2 (da fase inicial) ou Echo & the Bunnymen. Mas também evidenciam marcas dos refrães imediatos dos Duran Duran, da vertente mais gótica dos Depeche Mode ou do sentido atmosférico de uns Tears For Fears.

Ao percorrer o alinhamento de "To Lose My Life" é quase inevitável não sentir o peso destas eventuais - mas quase certas - influências, e mesmo que os White Lies não cheguem a equiparar-se às melhores, têm pelo menos o mérito de não as desperdiçar.

Sem trazer nada de novo, o disco serve uma dezena de canções que dificilmente convencem quem não sinta grande entusiasmo por ver estes territórios repisados, embora devam agradar a quem ainda lhes dê o benefício da dúvida. E a coesão instrumental do trio ou a intensidade de vários momentos fazem desta uma sólida estreia a que vale a pena regressar, seja a um single portentoso como o tema-título ou, sobretudo, à brilhante sequência de "E.S.T"/"From the Stars"/"Farewell to the Faiground", que inicia em alta a segunda (e melhor) metade do álbum. Pode não ser suficiente para tornar "To Lose My Life" num do disco imprescindíveil, mas ainda permite inclui-lo nas melhores revisitações pós-punk dos últimos meses.

Os White Lies actuam no Palco Principal do Festival Paredes de Coura a 30 de Julho.

@Gonçalo Sá

Videoclip de "Farewell to the Fairground":

Videoclip de "To Lose My Life":