Esta semana, como a oferta o justifica, em vez de um concerto o SAPO Música destaca três, todos de referências (entre veteranose novatos) do rock alternativo do momento.

Hoje, a chamada de atenção vai para os The National, que depois de actuarem no Festival Super Bock Super Rock, no Meco, no Verão passado, regressam para duas actuações centradas em "High Violet", o seu último disco.

A banda de Matt Berninger (vocalista) estará esta noite no Coliseu do Porto – onde o concerto está esgotado - e no dia seguinte no Campo Pequeno, em Lisboa, com a primeira parte de ambos a ser assegurada pelos conterrâneos Dark Dark Dark.

O motivo deste regresso, "High Violet", de 2010, foi reeditado meses depois com algumas raridades e uma regravação do tema "Terrible Love".

O disco já foi apresentado por cá no ano passado e, por isso, a nova visita pode resultar na recuperação de canções como "Afraid of everyone", "Bloodbuzz Ohio" ou "Anyone´s Ghost".

Já depois do lançamento deste quinto disco de estúdio, o grupo revelou pelo menos dois temas novos, "Exile Vilify" e "Think you can wait", este último feito para o filme "Win Win", de Tom McCarthy.

Os National, que surgiram em 1999, são formados pelos irmãos Bryce e Aaron Dessner (guitarristas), pelos irmãos Bryan Devendorf (baterista) e Scott Devendorf (baixo) e por Matt Berninger, vocalista e autor da maioria das letras. Na sua discografia contam-se os álbuns "The National" (2001), "Sad songs for dirty lovers" (2003), "Alligator" (2005), "Boxer" (2007) e "High Violet" (2010), que lhes têm garantido uma cada vez maior falange de devotos.

@SAPO/Lusa

Videoclip de "Terrible Love (versão alternativa)":

Videolip de "Bloodbuzz Ohio":