Dez anos depois da sua última passagem pelo Sonar, os Massive Attack continuarão a apostar na exploração audiovisual da propaganda política e da influência tecnológica, numa edição em que se destacam, entre outros, Richie Hawtin, mais conhecido como Plastikman.

Plastikman que leva a Barcelona o seu único concerto na Europa, com duas versões, uma durante o Sonar Dia, intitulada"Objekt", e outra, no palco do Sonar Noirte, intitulada "Richie Hawtin I Close".

Já confirmadas estão ainda as presenças de nomes como Four Tet, James Holden, Jon Hopkins, Oneohtrix Point Never, Evian Christ, Caribou, Matmos, Gesaffelstein, Downliners Sekt, Jessy Lança, Nisennenmondai, Woodkid, Bonobo, Moderat e I am Legion, entre muitos outros. Holden apresentará ao público do Sonar o seu novo álbum, "The Inheritors", enquanto Hopkins transfere para o palco ao vivo o "Immunity", que alguma crítica considera álbum eletrónico do ano. Destaque ainda para novos talentos como Evian Christ, o jovem dj e produtor do selo Tri Angle, que tem trabalhado com Kanye West e Matthew Barney.

Em 2014 Barcelona é apenas uma das seis cidades que acolherá o Sonar, grupo a que se une pela primeira vez Estocolmo. Em fevereiro, o festival estará simultaneamente em dois destinos escandinavos: na Suécia e na Islândia. A primeira edição de Sonar Estocolmo terá lugar nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2014 em Münchenbryggeriet, no distrito de Södermalm, num edifício que era uma antiga fábrica de cerveja e que é hoje um dos mais caraterísticos do skyline de Estocolmo. A segunda edição de Sónar Reykjavik decorre novamente em Harpa Concert House, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro.

Em Barcelona, o festival decorre a 12, 13 e 14 de junho e as entradas estão já à venda a preços que rondam os 150 euros. O Sonar estará ainda em Tóquio, México e na Cidade do Cabo.

@Lusa