Numa sentença de 40 páginas, da qual a AFP obteve uma cópia nesta quarta-feira, o juiz federal Alvin Hellerstein considerou que "Loca" é uma "cópia ilegal" da canção do compositor e cantor dominicano Ramón Arias Vásquez.
Durante o processo, Arias disse ter escrito a sua canção "Loca con su Tiguere" entre 1996 e 1998, chegando a interpretá-la numa sessão no tribunal. A música foi registada numa cassete apresentada no processo.
Em 2007, o também dominicano Edward Edwil Bello Pou, conhecido como "El Cata", lançou a música de Arias como de sua autoria e transformou-a num sucesso no país.
O álbum de Shakira "Sale el Sol", de 2010, tem duas músicas que eram versões de Bello, que canta em alguns momentos. Detentora dos direitos das músicas de Arias, a Mayimba Music processou a Sony Corp of America e várias das suas filiais em 2012 por violação de direito autoral.
O juiz limitou a responsabilidade a duas empresas da Sony - a Sony/ATV Latin e a Sony/ATV Discos - e considerou que a versão inglesa da canção, interpretada apenas por Shakira, não era uma violação dos direitos autorais de Arias.
"Loca" foi um sucesso e vendeu milhões de cópias em todo o mundo.
@AFP
Comentários