![Público da Casa da Música cresceu 11% em 2013](/assets/img/blank.png)
De acordo com números da Casa da Música, o aumento de espectadores foi sete pontos percentuais acima do estimado pelo diretor artístico ainda hoje durante a apresentação da programação para o primeiro trimestre, tendo havido uma subida de 7% no número de bilhetes vendidos em 2013 face ao ano transato para um total de 117.387, com uma média de 460 por concerto, o que representou uma subida de 6%.
Segundo a Casa da Música, 26% do público vai a concertos pela primeira vez, enquanto 40% dos espetadores vai a espetáculos “com frequência”.
Mais de um terço da audiência tem entre 16 e 35 anos, sendo o público composto em 11% por estudantes, 12% de docentes, igual percentagem de reformados e 5% de desempregados.
Nove por cento dos visitantes da instituição são estrangeiros, provenientes de “mais de 32 países”, sendo as origens mais frequentes Brasil, Espanha, Alemanha, França e Itália.
O Ano do Oriente da Casa da Música inicia-se na sexta-feira, com a abertura a prolongar-se pelo fim de semana, incluindo a estreia do instrumento indonésio gamelão e a atuação da fadista Kumico Tsumori.
Na apresentação da programação do primeiro trimestre da Casa da Música, o diretor artístico, António Jorge Pacheco, referiu que a instituição portuense vai apresentar cerca de 50 concertos entre janeiro e março, com destaque para o começo do Ano do Oriente através do ciclo “A Leste Tudo de Novo” e para a segunda edição, em fevereiro, do ciclo “Invicta.Música.Filmes”.
@Lusa
Comentários