
De acordo com Ana Bento, responsável da Associação Cultural Gira Sol Azul, o 1.º Festival de Jazz de Viseu, que decorre de quinta-feira a domingo, "foi pensado com o intuito de chegar a vários públicos, apresentando uma programação variada".
O arranque do evento terá lugar no Parque Aquilino Ribeiro, com a subida ao palco do coletivo TGB (tuba, guitarra e bateria), constituído por Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão. "Vamos ter concertos ao ar livre nas noites do festival, no parque da cidade, com bandas de palco que as pessoas já conhecem", informou.
No segundo dia do evento, o jazz faz-se no feminino com Paula Sousa Trio, que conta com "dois dos mais talentosos músicos da nova geração do jazz português: António Quintino no contrabaixo e Luís Candeias na bateria".
A par dos espetáculos no Parque Aquilino Ribeiro, vai ainda ter lugar a 5.ª edição do Workshop de Jazz, uma formação intensiva que esteve na génese do festival.
"Os workshops de jazz dos últimos anos foram crescendo em termos de dinâmica e com a experiência das quintas ao jazz achou-se que estava na altura de alargar a programação e fazer um festival para chegar a vários públicos", justificou.
Os participantes e professores da 5.ª edição do Workshop de Jazz apresentarão um concerto final depois de três dias de formação intensiva, com sete disciplinas e sete formadores de reconhecido mérito nacional e internacional, que participação em 'jam sessions' em bares. "Este será o culminar de um processo formativo, em que os formandos terão a oportunidade de colocar em prática o trabalho desenvolvido nas vertentes de interação entre músicos, seleção de repertório e improvisação", informou.
Para contagiar a cidade de Viseu com música, foram também pensados concertos ambulantes, com o jazz a viajar até ao centro histórico no comboio turístico. "Esta é uma forma de chegar às pessoas que não sabem que o festival está a acontecer ou que não iriam lá pelo seu pé. Se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé", considerou.
Também os mais pequenos do pré-escolar e ensino básico vão contar com atividades no parque Aquilino Ribeiro, onde vai estar estacionada a caravana do Teatro Mais Pequeno do Mundo. "As crianças vão entrar no universo mágico deste cine-teatro em miniatura, onde será exibido um filme de animação, musicado ao vivo pela dupla viseense Bruno Pinto (baixo) e Leonardo Outeiro (guitarra)", descreve.
Ana Bento realçou ainda que o festival será encerrado com um projeto novo que a Gira Sol Azul vai estrear no parque da cidade. "O projeto novo chama-se 'Ensemble Gira Sol Azul', é feito com músicos da associação e é dirigido pelo pianista Joaquim Rodrigues, que é responsável pelos arranjos", referiu.
O 1.º Festival de Jazz de Viseu é promovido pela Associação Cultural Gira Sol Azul e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.
@Lusa
Comentários