"É um festival que marcou o início da atividade da Associação Porta-Jazz, uma associação de músicos do Porto, que tem como objetivo dinamizar a criação artística na área do jazz", explicou um dos fundadores da associação, João Pedro Brandão, à agência Lusa.

No primeiro dia de concertos, na sala do Passos Manuel, entre os conjuntos participantes estão o CORETO Porta-Jazz, grupo residente da associação quem vem apresentar um novo reportório com música de António Pedro Neves, João Pedro Brandão e António Torres, e o Miguel Ângelo Quarteto, com a estreia do álbum "Branco".

Jeff Davis/Marc Miralta Group também passam pela sala do Porto, no domingo, após uma digressão de cinco concertos pelo país cedendo, de seguida, o lugar em palco à Orquestra Jazz de Matosinhos.

O fim de semana de concertos com colaborações nacionais e internacionais, divide-se em dois blocos, com o preço unitário de cinco euros: o da tarde, com início às 16:30, e o da noite, às 21:30.

A partir das 23:30, nos dois dias de concerto, haverá ainda as "Jam Sessions" no edifício AXA - Café Concerto -, espaço onde o Porta-Jazz reside desde abril, com entrada gratuita.

@Lusa