
Numa conferência de imprensa que contou com a presença de representantes das principais iniciativas a realizar, o vice-presidente da Câmara e vereador do Turismo, Inovação e Lazer, Vladimiro Feliz, salientou também as comemorações dos 50 anos da criação de um dos símbolos da festa de São João do Porto – o martelinho – que serão assinalados com “o relançamento do martelinho original”.
Com um orçamento de cerca de 165 mil euros, a programação arranca a 30 de maio com a 2.ª edição do festival Optimus Primavera Sound, com a 36.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e com mais uma edição das inaugurações simultâneas de arte contemporânea do quarteirão de Miguel Bombarda.
A Casa da Música junta-se também neste primeiro fim de semana de junho ao clima de festa, com a primeira iniciativa da edição deste ano do “Verão na Casa”, o concerto “Pedro e o Lobo e outras fábulas”, pela Orquestra Sinfónica do Porto, celebrando também o Dia Mundial da Criança.
A semana de 6 a 13 de junho será marcada pela 10.ª edição do Serralves em Festa (7 a 9 junho) que incluirá centenas de propostas para todas as idades nas áreas da música, dança, performance, circo, teatro, cinema, vídeo, fotografia, exposições, visitas orientadas e oficinas para crianças e famílias.
A programação prossegue a 16 de junho com a tradicional Corrida de São João do Porto, com o Grande Prémio Histórico do Porto e com a iniciativa Ranchos em Arruada.
A noite mais longa do ano, de 23 para 24, quando cerca de 500 mil pessoas saem à rua para festejar o São João começa com o habitual concerto pela Orquestra Sinfónica do Porto, na Casa da Música, prosseguindo com bailes e bailaricos, de que são exemplos o Bailarico dos Aliados e o Baile das Fontainhas, que antecederão o espetáculo de fogo-de-artifício que à meia-noite iluminará as margens do Douro.
A festa prossegue na Avenida dos Aliados, com o Arraial Minimal. Será montado um palco com dois sistemas de som orientados sem sentidos opostos. De um lado a música será a típica das festas populares e do outro ouvir-se-ão sonoridades que irão do rock à música eletrónica.
O dia seguinte será marcado pelo concerto da Banda Sinfónica Portuguesa e pela Regata de São João.
O final da Festa de São João do Porto será vivido a grande velocidade com a realização do Circuito da Boavista que integra duas provas do campeonato Mundial de Carros de Turismo.
@Lusa
Comentários