
A decorrer entre 30 de maio e 1 de junho no Parque da Cidade, com o modelo do dia 2 de junho ainda por definir, o cartaz do evento nascido em Barcelona, cuja lista de artistas foi divulgada por Abel Gonzáléz, inclui vários nomes estabelecidos no panorama musical global como os já anunciados Blur, mas também Nick Cave & The Bad Seeds, Dead Can Dance ou The Breeders, contando com um concerto "exclusivo" da banda de pós-rock Explosions In The sky.
Da parte da organização, José Barreiro classificou o certame como "muito mais ambicioso" do que o da edição do ano anterior, contando agora com a curadoria da revista digital Pitchfork, para além do já existente palco All Tomorrow's Parties, mantendo-se o número de palcos nos quatro.
Os irlandeses My Bloody Valentine eram das bandas mais aguardadas do cartaz, depois de terem sido confirmados para a edição de Barcelona do Primavera, tendo lançado no fim de semana passado o novo álbum, com o título "m b v", o primeiro desde o clássico "Loveless", de 1991.
Os habituais dos festivais Primavera, Shellac ("só os substituiremos quando encontrarmos um 'power trio' melhor", explicou Gonzáléz), voltam ao Porto, bem como Swans de Michael Gira, para além de artistas como Deerhunter, Grizzly Bear, Liars, Dan Deacon, Hot Snakes e Do Make Say Think, Glass Candy, Fuck Buttons, James Blake, Dinosaur Jr, Meat Puppets, Foxygen, Wild Nothing, Daniel Johnston, Neko Case ou Four Tet, entre muitos outros.
A representação nacional no festival está a cargo de PAUS (que também atuam em Barcelona na semana anterior), Memória de Peixe, Dear Telephone e The Glockenwise.
As Breeders de Kim Deal dos Pixies vão tocar o álbum "Last Splash" na íntegra, enquanto os espanhóis Los Planetas interpretam na totalidade "Una semana en el motor de un autobús".
O passe geral para o festival custa 110 euros mais custos de distribuição.
@Lusa
Comentários