Filmado ao longo de nove dias, “The Ghost of Piramida - a film by Efterklang” é uma narrativa sobre a história escrita nos edifícios de Piramida. Fundada pela Suécia, esta cidade foi vendida à União Soviética no ido ano de 1927, tendo sido palco para a formação de uma próspera comunidade comunista, longe dos horrores que, por essa altura, eram ordenados de Moscovo, na Rússia.

Quando, em 1998, a Arktikugol Trust, empresa que detinha a exploração das minas de carvão, decide abandonar o espaço, leva consigo toda a população, deixando para trás uma autêntica cidade fantasma. Doze anos depois, os Efterklang escolhem-na para uma caça ao Tesouro, feita ao som das estórias de Alexander, um ex-habitante.

O coletivo não é estreante na sétima arte, tendo editado, em 2011, “An Island”, um documentário feito em parceria com Vincent Moon, também este exibido no Musicbox.

O espaço lisboeta irá assim ser transformado numa sala de cinema improvável na quarta-feira, 26 de dezembro, pelas 22:30, para a estreia nacional do documentário, cuja entrada é livre. A passagem do filme em Portugal ocorre depois das estreias nos festivais independentes de Copenhaga (CPH:DOX Festival), na Dimarca, e de Amesterdão (IDFA), na Holanda.

Videoclip de "I Was Playing Drums":