O festival, promovido pela Câmara Municipal de Mora, decorre em dois fins de semana de julho, o primeiro, a 11 e 12, e o segundo, nos dias 18 e 19, divulgou hoje a organização.
A iniciativa tem lugar num palco colocado em pleno rio Raia, em frente à praia fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, junto ao Fluviário de Mora, na freguesia de Cabeção e os bilhetes custam apenas um euro.
Esta 5.ª edição do evento, de caráter anual e dedicado à música portuguesa, vai abrir com obras do compositor Johann Sebastian Bach, interpretadas pela Sinfonietta de Lisboa, fundada em 1995. No dia seguinte, sábado, sobe ao palco a Orquestra de Jazz do Hot Club de Portugal, formação surgida em 1991 e que, desde 2011, é dirigida por Luís Cunha.
O último fim de semana do festival arranca com o fadista Ricardo Ribeiro, enquanto o dia de encerramento é preenchido pela atuação dos Gaiteiros de Lisboa, grupo de música tradicional portuguesa que nasceu em 1991.
O “EDP - Músicas no Rio, os outros sons do Fluviário” realiza-se “num cenário idílico, onde a água e os sons da natureza são fatores diferenciadores, juntamente com música portuguesa de qualidade e diversificada”, realçou a Câmara de Mora.
Segundo a organização, o objetivo do evento é “oferecer momentos de pura tranquilidade num contexto cultural, paisagístico e inovador, como é o espaço envolvente ao Fluviário de Mora.
Fado, jazz e música clássica e popular de qualidade são as quatro grandes temáticas do festival, que não ambiciona atrair “um público massivo”, mas antes “criterioso”.
O município alentejano pretende “tornar Mora ainda mais referência no campo cultural e turístico” com esta iniciativa.
@Lusa
Comentários