De acordo com um comunicado publicado no site “True To You | A Morrissey Zine” – uma plataforma dedicada ao artista, gerida pelos seus fãs -, o ex-The Smiths e a sua editora decidiram seguir caminhos separados, poucas semanas após a edição do mais recente álbum de estúdio de Morrissey, “World Peace Is None Of Your Business”.

“Três semanas depois da edição de ‘World Peace Is None Of Your Business’, a Capital Records/Harvest terminou a sua relação com Morrissey, conforme indicado pelo patrão da editora, Steve Barnett. Morrissey está novamente à procura de uma editora”, pode ler-se no site.

A separação acontece dias depois de Morrissey ter criticado a sua editora, num comunicado publicado no mesmo site, no início desta semana. No mesmo, o músico agradece a três fãs seus por terem feito os seus próprios videoclips para o tema World Peace Is None Of Your Business, mostrando-se satisfeito por os mesmos terem compreendido a intenção da canção e reprovando, por outro lado, a sua editora, a quem caberia essa função.

“Estou em dívida com as três fontes que colocaram os seus próprios e muito bem feitos vídeos no Youtube para o tema World Peace Is None Of Your Business. Os três indivíduos são Sharon Jheeta, Héctor González e wpeace123456. Estes vídeos compreendem totalmente a intenção da canção, e eu estou aliviado que os mesmos existam. Sim, um documento semelhante deveria ter sido criado pela editora, mas por favor entendam que a indústria pop ou rock pode ser tão dedicada a perpetuar a deceção pública como o mundo da política. Deus abençoe os media sociais!”.

No final do comunicado, Morrissey referiu – recorde-se – que o primeiro concerto da digressão de apresentação de “World Peace Is None Of Your Business” acontecerá em Lisboa, a 6 de outubro.

“Temos o nosso primeiro concerto da [digressão] World peace is none of your business agendado para Lisboa (Portugal) a 6 de outubro”, revelou, sem mencionar, contudo, a sala de espetáculos que irá acolher o evento.

A confirmar-se, este será o primeiro concerto de Morrissey nos palcos nacionais desde 2006, ano em que passou pelo Festival Paredes de Coura. Recorde-se que, há dois anos, o artista cancelou um espetáculo agendado para Cascais, no âmbito do festival Cascais Music Fest, devido a uma lesão muscular contraída pelo baixista Soloman Walker, “parte fulcral da banda”.