![Morreu Riz Ortolani, compositor de bandas sonoras para Tarantino ou De Sica](/assets/img/blank.png)
Autor da banda sonora original do filme "Il Sorpasso" (1962), de Dino Risi, Ortolani também foi escolhido por Tarantino para muitas passagens musicais de "Sacanas sem Lei" e "Django Libertado".
Riziero Ortolani, a quem os amigos chamavam Riz, nasceu em Pesaro. Aos 19 anos, formou-se como flautista e aos 20 integrou a rádio-televisão pública Rai como arranjador de orquestras de rádio.
Em 1954, conduziu pela primeira vez um programa de rádio chamado "Occhio Magico" (Olho Mágico). O seu trabalho para o cinema teve início nos anos 1960 com "Mondo Cane". A faixa principal, "More", foi interpretada pela sua esposa, Katyna Ranieri, que obteve uma nomeação para o Óscar de canção original em 1964.
O músico colaborou também com estúdios americanos que trabalharam com grandes cineastas, como De Sica, Dino Risi e Franco Zeffirelli. Assinou as músicas de 25 filmes de Pupi Avati, a partir de 1980. "Nós vivemos quase que praticamente a vida toda juntos. Com ele aprendi como é belo ouvir um trecho de música clássica com uma partitura na mão", disse o cineasta.
Grande amante de jazz, de ópera e de música sinfónica, Ortolani deixa uma obra de 300 partituras, entre as quais títulos emblemáticos como "Africa Addio", "Fratello Sole Sorella Luna" ou a música da série "La Piovra".
O músico recebeu vários prémios: dois Globos de Ouro, duas nomeações aos Óscares, um Grammy e cinco David de Donatello, a mais alta recompensa italiana do cinema. Há alguns meses, recebeu um prémio Lifetime Achievement Award no festival mundial de bandas sonoras originais de cinema em Ghent.
@AFP
Comentários