
A primeira parte ficou a cargo dos The Doups, banda de Setúbal, como fizeram questão de dizer mal se apresentaram, que já andam a dar cartas no rock independente português há uns anos, tendo já feito primeira parte também de Franz Ferdinand. Os quatro tiveram a difícil tarefa de pôr a mexer uma sala ainda a meio gás, tanto na ocupação, como na energia.
“Alone in a crowd”, do álbum de estreia “Small Town Gossip”, começou ainda com luzes ligadas e deu início a um concerto que foi evoluindo como se de uma bola de neve se tratasse, até culminar em “Now I’m Going”, reconhecida por muitos que lá estavam, que fizeram questão de a acompanhar. Pelo meio, houve tempo para o novo single, “Born Again”, “Try, Lie, Die, Whatever”, “Joyful”, entre outras.
Um aquecimento para Miles Kane, metade criativa de Last Shadow Puppets e ex-vocalista dos The Rascals, que subiu a solo ao palco, mas acompanhado da sua banda. Um copo numa mão e a outra livre para saudar um TMN ao Vivo, agora mais composto. “You’re gonna get it” foi a primeira do alinhamento e a primeira do novo álbum, lançado no início do verão de 2013. Deste mesmo registo saíram ainda “Taking Over”, muito bem recebida, “Tonight” e “Darkness in our hearts”.
“Give up”, o primeiro single a sair de “Don’t Forget Who You Are”, foi transformado numa versão alargada, com direito a um excerto de “Sympathy for the Devil", dos Rolling Stones, pelo meio, e um pedido de ajuda ao público, para que cantasse em conjunto um dos versos - "You’re pretty good looking but I’m looking for a way out". Já a música que dá o nome ao álbum foi a última antes do encore, também tocada numa versão alargada, mas sem que fossem precisos pedidos, já que o refrão foi cantado até à exaustão, mesmo depois das luzes se terem acendido e a banda saído de palco.
O chamariz resultou num encore que ditou o fim do concerto da melhor forma, com “Come Closer”, numa versão com novos arranjos, usando e abusando do “peso da guitarra”, e “The Colour of the Trap”, música que dita o título do disco de estreia de Kane, apenas com Miles na guitarra, em palco. Do primeiro álbum pôde ainda ouvir-se “Rearrange”, “Kingcrawler”, “My Fantasy” e “Inhaler”, todas acompanhadas pelo coro de vozes do público, incansável, e todas com uma sonoridade diferente e mais na linha deste novo registo. “Take the night from me” foi, para Kane, o momento de abrandar e fazer uma pausa no rock.
Ainda assim, há algo de rockstar em Miles Kane, ou "rockstar cool", como o próprio fez questão de enfatizar, em tom de brincadeira. Não é só a roupa preta de cabeça aos pés, não são só os pontapés e rodopios em palco, muito menos a guitarra que coloca em cima da cabeça de vez em quando. Tão pouco são só os riffs de guitarra e os arranjos cada vez mais rock and roll. Ou talvez seja até tudo isso, mais as influências que acaba por ter e fazer transparecer: Arctic Monkeys e Oasis – que o apadrinharam e com quem já tocou - e podemos recuar ainda mais até aos Beatles. Não foi por acaso que, no intervalo antes do concerto, passaram temas como “Instant Karma”, “Helter Skelter” ou ainda “Morning Glory”.
Não é de agora, mas há muita boa música a vir do Reino Unido, influências em cadeia e comparações inevitáveis, um rock com sotaque britânico para todos fazer mexer, músicas agridoces, com melodias contagiantes e letras que ou as completam ou as contradizem.De qualquer das formas, o rock n’ roll e a confiança “assentam-lhe bem”. O concerto superou as nossas expetativas e deixou uma multidão do TMN ao Vivo feliz à saída.
Setlist The Doups
1.Alone in a crowd
2.Just as predicted
3.Born again
4.You’re hot
5.I Said
6.Try, Lie, Die, Whatever
7.Joyful
8.Now I’m Going
Setlist Miles Kane
1.You’re gonna get it
2.Taking Over
3.Rearrange
4.What Condition Am I In
5.Quicksand
6.Better than that
7.Kingcrawler
8.Give up
9.Darkness in our hearts
10.Take the night from me
11.My Fantasy
12.Tonight
13.Inhaler
14.Don’t Forget Who You Are
Encore
15.The Colour of the Trap
16.Come Closer
Texto: Rita Bernardo
Fotografia: Marta Ribeiro
Comentários