
Ao longo dos últimos anos, o exótico nome do cantautor de origem iraniana tem ganho um forte destaque no panorama musical português, bem como no estrangeiro. Para Mazgani, o recente disco, “Common Ground”, foi um reconhecimento exterior à qualidade do músico, pois trata-se trata-se de uma produção com o conhecido britânico John Parish (conhecido pelo trabalho com PJ Harvey) e inclui ainda uma colaboração com Mick Harvey, dos Nick Cave and the Bad Seeds. O novoálbum teve o maior destaque durante o concerto no pequeno auditório do CCB - uma oportunidade para o artista mostrar as novas canções preparadas no Reino Unido ao vivo.
Mazgani subiu para um palco parcamente iluminado. Rodeado por sombras, cantou as duas primeiras canções - “Into the River” e “Common Ground - acompanhado apenas por uma guitarra, mostrando o seu lado mais folk, bem como a intensidade e densidade da sua voz. Os restantes elementos da banda subiram, de seguida, ao palco, passando o cantor a ser acompanhado também por uma bateria, um baixo e, por vezes, um contra-baixo. As luzes no palco foram subindo ao mesmo tempo que as canções se afastavam de sonoridades folk e se tornavam cada vez mais rock.
Ao longo do concerto, também a voz e postura do cantor foi mudando. Tornou-se menos pesada e com um maior brilho. Subitamente, Mazgani começa a dar pequenos passos de dança. Dança com a confiança de um boxer, mantendo o braço direito a segurar a guitarra que pende sobre as costas e mexe,essencialmente, as pernas. Houve também tempo para visitar algumas das canções de “Songs of Distance”,parecendo "Loving Guide" e "Dust in the Sun" saídas de um universo western, acompanhadas, por vezes, por uma slide guitar.
A sua voz enche o palco em canções como “Mercy”. Existe um lado romântico e pastoril em cada canção, com Mazgani a cantar sobre rios, campos e montanhas, bem como sobre amores perdidos e enganos amorosos. No entanto, existe também um lado religioso que acompanha alguns dos seus temas.A própia postura do cantor altera-se e torna-se cada vez mais parecida com a de um pregador gospel. E se, por momentos, a plateia volta a estar rodeada de escuridão para as duas últimas canções da primeira parte do concerto, Mazgani regressa para um final cheio de luz. Ele desce do palco e dança no meio do público, pede para que a audiencia o acompanhe e termina o concerto num sermão rock com “Strike your Drum”.
Henrique Mourão
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